segunda-feira, 25 de abril de 2011

ANAC divulga dados de tráfego de março; mercado doméstico cresce 25,5%

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o mercado aéreo brasileiro apresentou forte crescimento no mês de março. A demanda do mercado doméstico aumentou em 25,5%, ao passo que o aumento da oferta de assentos ficou na casa dos 16%. O Grupo TAM retornou à liderança, com uma participação de 41,8%, seguida da Gol/Varig, com 38,8%. As demais companhias aéreas ampliaram seu market share e passaram de 16,6% em março do ano passado para 19,3% este ano. A Azul aparece em terceiro lugar com um share de 7,7%, seguida da Webjet, TRIP e Avianca Brasil, com 5,4%, 2,6% e 2,4%, respectivamente. O mês de março também apresentou uma melhora no índice de ocupação, passando de 69,3% no ano passado, para 78,1%.

A novata Azul e a Passaredo foram as duas companhias que apresentaram o mais forte crescimento da demanda com 86,3% e 90,6%, respectivamente. O Grupo TAM registrou um aumento na demanda da ordem 25,2%, enquanto a Gol/Varig, vice-líder, apresentou crescimento de 17,6%.

No mercado internacional, a demanda também apresentou forte crescimento em relação ao anterior e registrou um aumento de 29,6%. A TAM continua líder isolada entre as companhias brasileiras, com uma participação de 86,1%. Em seguida vem Gol/Varig com 12,9% de particpação, enquanto a Avianca Brasil aparece em terceiro lugar com uma fatia de mercado de 1%.

Nenhum comentário: