terça-feira, 12 de abril de 2011

Aeroporto de Congonhas comemora 75 anos

  O Aeroporto de São Paulo/Congonhas completa nesta terça-feira (12/4) 75 anos de atividades. Segundo maior aeroporto da Rede Infraero em movimentação de passageiros (atrás apenas de Guarulhos), Congonhas cresceu juntamente com a cidade de São Paulo. Nesse ínterim, recebeu uma série de investimentos que o fizeram acompanhar o crescimento de uma demanda em constante expansão.

      Atualmente, a Infraero, responsável pela administração do aeroporto, está empenhada na construção da nova Torre de Controle de Congonhas, orçada em R$ 14,8 milhões. Com 40 metros de altura, a nova Torre garantirá aos controladores de voo maior visibilidade do Sistema de Pistas e Pátio, conferindo maior segurança às operações de pouso e decolagem. A obra tem conclusão prevista ainda para o primeiro semestre de 2011.

      Recentemente, em 2007, a Infraero concluiu a obra de reforma e modernização do Aeroporto de Congonhas – orçada em R$ 209 milhões – que incluiu revitalização do Terminal de Passageiros e Sistema de Pista e Pátio.

      
De acordo com a superintendente do aeroporto, Eliana Akemi, os 75 anos de Congonhas confirmam a importância do equipamento para a cidade. “O Congonhas é uma construção urbana essencial e integrada à vida econômica e cultural da região. Todos esses anos de desenvolvimento, transformações e aprendizados fizeram dele um dos maiores complexos aeroportuários do Brasil", notou Eliana.
 
   Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SP)
      O Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SP) dispõem de duas pistas para pousos e decolagens (principal e secundária), com movimentação de passageiros diária de 43 mil e capacidade anual para 17,1 milhões de passageiros. O Terminal de Passageiros possui 81 balcões de check-in, 10 elevadores, oito escadas rolantes, cinco esteiras de restituição de bagagens, além de 65 opções de lojas e serviços.

      Os usuários contam ainda com um edifício garagem com mais de três mil vagas para estacionamento de veículos.

      A Infraero desenvolve em Congonhas o projeto social Hangar do Aprendiz, oferecendo cursos de informática e capacitação profissional para jovens do entorno do aeroporto. Em 2010, o projeto capacitou cerca de 200 jovens.


   Assessoria de Imprensa – Infraero

Nenhum comentário: