domingo, 24 de abril de 2011

FERIADO NOS AEROPORTOS

   Voos registram 96,8% de pontualidade nesta Sexta-Feira da Paixão

A movimentação nos 66 aeroportos da Infraero foi tranquila nesta sexta-feira (22/4), quando se celebrou a Sexta-Feira da Paixão. Neste feriado, a pontualidade dos voos chegou a 96,8%, com 2,8 mil partidas programadas e 522 cancelamentos.
      No Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), a pontualidade nesta sexta-feira foi de 93,7%. Ao todo, foram 350 partidas programadas, sendo que destas 65 foram canceladas pelas empresas aéreas. O Aeroporto de Congonhas (SP), por sua vez, o índice foi de 99,2% de pontualidade, com 248 partidas programadas e 45 voos cancelados.
      Na Capital Federal, das 227 partidas programadas no Aeroporto Internacional de Brasília (DF), 98,2% saíram no horário e 63 foram canceladas pelas companhias que operam no Terminal. No Recife (PE), o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre teve 95 partidas programadas; 97,9% de pontualidade e sete voos cancelados. Já em Fortaleza (CE), dos 84 voos previstos para deixarem a cidade, 95,2% saíram no horário correto e apenas quatro foram cancelados.
   Acompanhamento e orientação      Parte desse desempenho se deve ao trabalho da Infraero, que intensificou nesta Semana Santa as ações adotadas no feriado de Carnaval e no final de 2010.  Equipes de plantão receberam reforço nas escalas de atendimento e têm circulado pelos aeroportos com os coletes amarelos "Posso Ajudar?”, todas atentas para prestar assistência ao passageiro que necessita de informações.
      As ações da campanha “Fique Por Dentro”, que se estenderá até o final de julho, também tem orientado os passageiros que passam pelos terminais. O material informativo da campanha continua sendo disponibilizado nos Balcões de Informações e nos totens da Ouvidoria espalhados pelos aeroportos. Estão disponíveis também totens exibindo filmes informativos sobre os procedimentos para a passagem pelos equipamentos de raios-X nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Brasília, Galeão e Santos Dumont, visando a mais agilidade na inspeção.
   Quinta-feira      Nesta quinta-feira (21/4), durante o primeiro dia de feriado da Semana Santa , a movimentação de passageiros também registrou tranquilidade nos aeroportos administrados pela Infraero. Das 2,8 mil partidas programadas, 88,1% saíram dentro do horário previsto e 9,2% foram canceladas.
   Orientações aos passageiros      Seguem abaixo algumas medidas que os passageiros podem tomar para garantir uma viagem ainda mais tranquila:
      - Certifique-se quanto à documentação necessária para a sua viagem e de sua família;
      - Segundo normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no check-in e no portão de embarque, os passageiros deverão apresentar um documento de identificação;
      - Verifique com a empresa aérea as restrições quanto à quantidade e ao volume de bagagem permitida para voos domésticos e internacionais;
      - Em caso de extravio de bagagem, procure a empresa aérea, preferencialmente ainda na sala de desembarque;
      Estas recomendações, assim como outras dicas e informações para o usuário, estão disponíveis também no Guia do Passageiro, que pode ser obtido nos balcões de informação dos aeroportos da Infraero ou no site da campanha “Fique Por Dentro” (www.infraero.gov.br/fiquepordentro). A Infraero também disponibiliza o aplicativo Infraero Voos Online, onde o passageiro pode consultar a versão eletrônica do Guia, bem como a situação dos voos por aeroporto. O programa está disponível gratuitamente nas versões para iPhone, iPad e iPod, além de Blackberry e Java.

   Assessoria de Imprensa – Infraero

Nenhum comentário: