segunda-feira, 16 de maio de 2011

AIR FRANCE 447

Dados de caixas-pretas do voo 447 estão em ótimo estado, diz França

Gravadores de voz e dados de avião foram resgatados na semana passada.
Divulgação de conclusões sobre queda de voo pode levar meses.

Todos os dados contidos nas caixas-pretas do voo AF 447 que caiu no mar em 31 de maio de 2009, deixando 228 mortos, foram recuperados e estão em ótimo estado, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), órgão que investiga acidentes aeronáuticos.
Os gravadores de voz e de dados do avião da Air France foram retirados do mar na última semana. O primeiro gravador a ser aberto foi o que contém os dados do voo. A outra caixa-preta contém as informações do Cockpit Voice Recorder (CVR), que possui a gravação de voz na cabine.
Uma das caixas-pretas do voo 447 é apresentada à imprensa durante entrevista coletiva nesta quinta (12), em Paris (Foto: Mehdi Fedouach / AFP)
 O comunicado diz que os BEA conseguiu "recuperar integralmente os dados" das caixas-pretas, resgatadas no início do mês no fundo do Atlântico e cujo estado de conservação despertava dúvidas nos especialistas.

O Comando da Aeronáutica enviou, na terça-feira (10), para a França um oficial especialista em abertura e de gravação de caixas-pretas para acompanhar a leitura os gravadores recuperados em alto-mar.
O BEA descartou divulgar informações parciais sobre o conteúdo das gravações. As primeiras conclusões podem exigir meses. O relatório final sobre o acidente deve ser divulgado apenas no início de 2012.
As operações de resgate dos corpos das vítimas serão retomadas por volta do dia 20 de maio, quando deverá ocorrer a troca da tripulação do navio. Dois corpos foram retirados do mar.

As equipes francesas coletaram também, desde 26 de abril, peças consideradas importantes que devem auxiliar na descoberta das causas do acidente.

Nenhum comentário: