segunda-feira, 2 de maio de 2011

França divulga fotos do resgate de caixa-preta do voo AF 447

O Escritório Francês de Investigação de Acidentes (BEA, na sigla em francês) divulgou nesta segunda-feira imagens do resgate de uma das caixas-pretas do Airbus A330 da Air France que caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio de 2009, quando fazia o voo AF 447 entre o Rio de Janeiro e Paris. No acidente, todas as 228 pessoas a bordo morreram. O equipamento foi localizado no último domingo pelo submarino Remora 6000 e içado do mar pela tripulação do navio Ile de Sein.


Após a retirada da caixa-preta, o BEA solicitou à Marinha Francesa o envio de uma patrulha para transportar os gravadores de dados do voo (FDR, na sigla em inglês) até Cayenne, na Guiana Francesa, de onde embarcarão em um avião até a sede do órgão em Le Bourget, na França. Investigadores do BEA e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (Cenipa) presenciarão a transferência, que deve ocorrer em cerca de dez dias, segundo o governo francês.




Na noite de ontem, o Remora 6000 fez um novo mergulho, com o objetivo de localizar o gravador de voz do cockpit (CVR).
Para companhia, descoberta é "passo significativo"
Em nota divulgada nesta segunda-feira, a Air France afirmou que a recuperação da caixa-preta do Airbus A 330 representa um passo "muito significativo" na investigação, "uma vez que poderá trazer informações adicionais às causas deste acidente que permanece sem explicação até o presente momento".

 "Esperamos que o BEA, responsável pela investigação técnica, possa fornecer respostas às questões que têm sido levantadas há quase dois anos pelos familiares das vítimas, pela Air France e pela indústria da aviação mundial sobre os fatos que conduziram a este trágico acidente", disse a companhia.

Nenhum comentário: