sexta-feira, 23 de setembro de 2011

AEROPORTO DE JACAREPAGUÁ

UM POUCO SOBRE O AEROPORTO DE JACAREPAGUÁ  
RIO DE JANEIRO

Aeroporto de Jacarepaguá é um aeroporto localizado na baixada de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de JaneiroBrasil.

Entrada para o Aeroporto
Está localizado na avenida Ayrton Senna, uma das principais vias da Barra da Tijuca, e é administrado pela Infraero. Situa-se na Baixada de Jacarepaguá – limitada pelo oceano Atlântico e pelos maciços rochosos da Pedra Branca e da Tijuca –, a aproximadamente 30 quilômetros do centro.


A dimensão de sua pista é 900 x 30m, sendo mais freqüentemente utilizado por particulares e empresas de propaganda aérea que fazem publicidade nas praias da Barra da Tijuca e na zona sul da cidade, e pelo Aeroclube do Brasil. Dentre as grandes companhias, apenas a Gol Linhas Aéreas tem um balcão de check-in e transfer rodoviário gratuito para o Aeroporto do Galeão (Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim - GIG).

Terminal de Passageiros
O aeroporto tem sua área patrimonial limitada ao norte pela lagoa de Jacarepaguá, ao sul por uma área de reserva biológica (Bosque da Barra) e, a leste e a oeste, por terras de terceiros.

Um dos "poucos" Hangares espalhados pelo Aeroporto
Apesar do nome, o aeroporto está localizado em uma área central da Baixada de jacarepaguá Barra da Tijuca. Assim como a Lagoa de Jacarepaguá, ao norte do bairro, tem seu nome devido à denominação aplicada a toda a região compreendida entre os maciços daPedra Branca e da Tijucabaixada de Jacarepaguá. Apesar de tal denominação atualmente se aplicar em geral aos bairros ao norte da Lagoa de Jacarepaguá, o nome do aeroporto permanece inalterado.

Atualmente está sendo realizado estudos para a ampliação do Terminal de Passageiros para que o Aeroporto possa operar voos comerciais no futuro, isso sendo realizado com certeza o fluxo de passageiros nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont será reduzido.

O importante é que, espaço para construção do Terminal de Passageiros existe e que se a Infraero colaborar com a população carioca isso será ótimo, é lucro pra Infraero, para as Companhias Aéreas e mais um Aeroporto Doméstico como opção para os brasileiros.

Agradecimentos: Infraero Jacarepaguá

!!! Apaixonados pela Aviação !!!

Nenhum comentário: