quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VOO 1907 GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S/A

5 Anos

(fonte: terra.com.br)


O acidente da Gol, segunda maior tragédia aérea do Brasil, está completando cinco anos nesta quinta-feira (29/09). A catástrofe ocorreu quando o jato Legacy, pilotado pelos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, colidiu com o Boeing da Gol, deixando 154 vítimas.

Os familiares e amigos das vítimas ainda sofrem com a tragédia e lutam por justiça. Rosane Gutjahr, viúva de uma das vítimas e diretora da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, diz que os verdadeiros responsáveis pelo acidente ainda não foram punidos e lamenta a morte do marido. “Ainda sofro bastante com a perda do Rolf, mesmo depois de todo esse tempo. É revoltante, depois de cinco anos, ver que os pilotos norte-americanos continuam trabalhando normalmente, como se nada tivesse acontecido”, desabafa.
O processo criminal contra os dois pilotos está em andamento em segunda instância, no Tribunal Regional Federal (TRF), em Brasília. Na primeira instância do processo, o juiz federal Murilo Mendes de Sinop (MT) declarou os réus culpados e os condenou a quatro anos e quatro meses, mas substituiu a pena por prestação de serviços comunitários em uma entidade brasileira nos Estados Unidos. A Associação de Familiares reivindica, em recurso, que seja afastada a substituição e mantida a prisão em regime semi-aberto.
Além da ação no TRF, a Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 busca cumprimento das punições aplicadas aos pilotos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que, três anos e meio após o acidente, instaurou um processo administrativo para apurações de irregularidades cometidas por Lepore e Paladino quando estavam no comando do jato. O processo resultou, em março deste ano, em dois autos de infração e em multa aplicada a Lepore e tripulação e à ExcelAire, empresa dona do jato.

As principais reivindicações da Associação eram que a ANAC sugerisse a cassação do brevê dos pilotos ao FAA (órgão que regulamenta a aviação nos Estados Unidos) e que os proibisse de voar em espaço aéreo brasileiro.  Em junho deste ano a Agência encaminhou um comunicado para o FAA informando sobre as decisões tomadas no Brasil no intuito de que medidas punitivas também sejam providenciadas em território norte-americano. O mesmo comunicado foi encaminhado ao Comaer (Comando da Aeronática), órgão responsável pelo espaço aéreo brasileiro, um pedido de análise de punições cabíveis a Lepore e a Paladino. Até o momento, nenhuma medida efetiva foi tomada por parte do FAA ou do Comaer. (Associação Familiares e Amigos voo 1907)

O Aviação em Gyn e no Mundo e todo povo brasileiro relembramos esta tragédia em nosso país com um simples propósito:
A Saudade existe em nosso coração por nossos familiares e amigos, tristeza por ver que neste mundo a justiça ainda não foi realizada em honra de nossos familiares.

É tempo de Recomeçar e lutar a favor de uma sociedade mais justa e feliz.

Muitos foram julgados e colocados como culpados injustamente

Unidos se a justiça não for feita transformaremos a Tristeza em Saudade.

GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES 
SEMPRE DÁ PARA IR MAIS LONGE

!!! Apaixonados pela Aviação !!!

Nenhum comentário: