domingo, 9 de outubro de 2011

AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS

Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (IATAVCPICAOSBKP) está localizado a 20 quilômetros do centro de Campinas e a 99 quilômetros da capital paulista. O aeroporto é referência do crescimento industrial da cidade de Campinas, e movimenta primariamente o tráfego de cargas.


Atualmente, representa o segundo maior terminal aéreo de cargas do país, responsável por 18,1% do movimento total de cargas nos aeroportos. Em 2007, registrou um fluxo de cargas embarcadas e desembarcadas em vôos internacionais de cerca de 228.239 toneladas. De cada três toneladas de mercadorias exportadas e importadas, uma passa pelo aeroporto. O Terminal de Logística de Carga de Importação e Exportação possui uma área de mais de 81 mil metros quadrados, com capacidade de processar até 720 mil toneladas de carga aérea por ano.
Devido a sua localização geográfica privilegiada - um dos mais importantes polos tecnológicos do país -, o Aeroporto de Viracopos conta também com um completo Centro de Treinamento para os envolvidos em atividades aeroportuárias nas áreas de Carga e Security (segurança da aviação civil), além do curso de Transporte de Cargas Perigosas (DGR - Dangerous Goods), dentre outros..
Sua principal operadora é a Azul Linhas Aéreas Brasileiras que conecta Viracopos a 37 destinos e corresponde cerca de 70% dos passageiros que circulam em Viracopos. A Companhia espera conectar Viracopos a cerca de 50 destinos ainda neste ano.
Viracopos teve sua construção iniciada pelo governador Adhemar Pereira de Barros e foi inaugurado em 1960, junto com a geração do jato. Sua longa pista de 3.240m x 45m foi construída para receber com segurança os quadrimotores a jato de primeira geração: Comet, VC-10, DC-8, Convair 880, 990 e Boeing 707. Com a crescente utilização desses tipos de aeronave, a partir de 1958, era imperativo poder contar com um aeroporto de alternativa para o Galeão, na época o único com pistas longas o suficiente para receber os jatos. E a busca de um local de condições climáticas apontou para a construção de um novo aeroporto internacional nessa área, cujo clima garante a ocorrência de boas condições atmosféricas na maior parte do ano, fator essencial para a operação com aeronaves de grande porte.
Não é raro que grande parte dos aeroportos do centro-sul do Brasil fechem ou operem por instrumentos nos dias de atuação de frentes frias. Contudo, Viracopos, pode permanecer aberto recebendo os voos destinados a outros aeroportos que estejam temporariamente sem condições de operação.
O acerto da localização, sob o ponto de vista operacional, no entanto, criou um obstáculo comercial: Viracopos passou a ser aeroporto mais distante da cidade que originalmente desejava servir: São Paulo (de algumas partes da capital paulista, a distância ultrapassa os cem quilômetros). Este foi e continua sendo o principal entrave para a consolidação de VCP ao recebimento de aeronaves de passageiros. Existem projetos da construção de um sistema de trens de alta velocidade ligando Viracopos ao Aeroporto de Cumbica para solucionar-se esse problema, porém, o custo elevado tem adiado o início da execução das obras.
O governo federal irá realizar uma licitação em 2010 para fazer a concessão para alguma empresa construir e operar o TAV (trem de alta velocidade) que irá fazer a ligação de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Campinas haverá duas estações, uma no centro da cidade e outra no aeroporto de Viracopos. Haverá uma estação em São Paulo, outra no aeroporto de Guarulhos, em São José dos Campos, em Barra Mansa ou Volta Redonda e duas no Rio de Janeiro, sendo uma delas no aeroporto do Galeão.
Terminal de Cargas - Viracopos
DESTINOS INTERNACIONAIS 
CompanhiasDestinos
Portugal TAP PortugalLisboa
Uruguai PLUNAMontevideo
Companhias de voos chartesDestinos
Brasil WhiteJetsVaraderoCancúnPunta CanaMontego Bay


DESTINOS INTERNACIONAIS
CompanhiasDestinos
Brasil AZULAracajuAraçatubaBelo Horizonte (CNF), BrasíliaCampo GrandeCaxias do Sul (Apartir de 10 de Novembro), CuiabáCuritibaFlorianópolisFortalezaFoz do IguaçuGoiânia,IlhéusJoão PessoaJoinvilleJuazeiro do NorteJuiz de ForaMaceióManausMaríliaMaringáNavegantesNatalPalmasPorto AlegrePorto SeguroPresidente Prudente,RecifeRibeirão PretoRio de Janeiro (SDU e GIG), SalvadorSão José do Rio PretoTeresinaUberaba e Vitória.
Brasil AZUL (Ônibus para passageiros)Outlet Premium São PauloPiracicabaSanta Bárbara D´OesteSorocaba e São Paulo (Aeroporto de CongonhasShopping EldoradoShopping TamboréTerminal Barra Funda)
Brasil GOL/VARIGBelo Horizonte (CNF), BrasíliaCuritibaFortalezaMaceióMaringáPorto AlegrePorto SeguroRecifeRio de Janeiro (GIG) e Salvador.
Brasil TAMBelo Horizonte (CNF), BrasíliaCuritibaFlorianópolisJoão PessoaRecifeRio de Janeiro (GIG), Salvador
Brasil TRIPBelo Horizonte (PLU e CNF), CuritibaLondrinaResende e São Paulo (GRU).


EMPRESAS AÉREAS CARGUEIRAS 


MOVIMENTO DE PASSAGEIROS 

AnoMovimento (Passageiros)
2005816.599
2006826.246
20071.006.059
20081.083.878
20093.564.686
20105.428.986
AGO 20114.923.102


COMPLEXO AEROPORTUÁRIO

Sítio aeroportuário
  • Área: 17.659.300,00 m²
Pátio das aeronaves
  • Área: 86.978 m² (pátios 1 e 2)

Pista Principal
  • Comprimento: 3.240m x 45m largura

Terminal de passageiros
  • Área: 30.000 m²

Estacionamento
  • Capacidade: 1.000 vagas
Obras de expansão do estacionamento 
Balcões de check-in
  • Número: 32


Expansão Check-in
Estacionamento de aeronaves
  • Número de posições pátios 1 e 2: 20
  • Número de posições pátio 3 (grande porte): 11

ÓRGÃOS PÚBLICOS 




DESENVOLVIMENTO 2009 A 2029

O Aeroporto Internacional de Viracopos será a alternativa do estado de São Paulo para investimento do governo federal nos próximos vinte anos. O aeroporto campineiro é considerado o mais adequado para proporcionar o crescimento do setor no Brasil e atender de forma eficaz o aumento da demanda de passageiros e aeronaves a médio prazo. De acordo com a Infraero este período seria pelo menos de duas décadas. A construção da segunda pista de pouso e decolagens, ação que simboliza de fato a elevação da importância de Viracopos no cenário nacional, está prevista, para iniciar em 2010, de acordo com o Ministério da Defesa.


O plano de crescimento
A Infraero preve que o aeroporto de Viracopos receba até nove milhões de passageiros por ano até o ano de 2014, ano da copa do mundo no Brasil. O plano de crescimento para o aeroporto está previsto a médio e longo prazo e o projeto está dividido em três fases:
A primeira fase
  • A desapropriação das áreas entorno do aeroporto, aonde será construída a segunda pista para pousos e decolagens.
  • Uma ampliação do sistema de terminal de passageiros que já se iniciou.
A segunda fase
  • A construção de hangares de manutenção de aeronaves e acessos subterrâneos para as salas de embarque (implantação do sistema de concourse), para os tráfegos doméstico e internacional. Estima-se para esta fase uma movimentação de 25 milhões de passageiros por ano; 1,8 milhão de toneladas de cargas em circulação e 266 mil aeronaves transitando no mesmo período, concluindo esta etapa em 2020.
A terceira fase
  • A expansão que promete fazer de Viracopos um dos mais modernos e estruturados aeroportos da América Latina com a implantação da terceira pista de pousos e decolagens; uma pista de rolamento paralela à principal e a criação de um segundo concourse. A ampliação das instalações de apoio também estão previstas.


2025
Projeta-se um movimento de 65 milhões de passageiros por ano no aeroporto com 590 mil aeronaves e 3,4 milhões de toneladas de cargas.
Projeto
"Este projeto tem o objetivo de transformar Viracopos no grande aeroporto do terminal São Paulo e no principal centro cargueiro da América Latina, será o maior aeroporto do hemisfério Sul de acordo com a Infraero. Toda essa infra-estrutura permitirá que as empresas aéreas ampliem suas rotas a partir de Viracopos. Atualmente o tráfego aéreo é concentrado nos aeroportos de Congonhas e de Guarulhos, na Capital. A consequência da valorização como opção estratégica para descentralizar a malha aeroviária brasileira será o desenvolvimento não só da região de Campinas, mas de todo o Brasil.


OBRAS DE EXPANSÃO 






ACIDENTE

Na madrugada de 23 de novembro de 1961, um jato Comet 4 de prefixo LV-AHR das Aerolineas Argentinas caiu logo após decolar de Viracopos, provocando a morte das 52 pessoas que estavam a bordo.
Os motores apresentaram problemas durante o procedimento de decolagem e aeronave ficou descontrolada. Foi então perdendo altitude até atingir uma plantação de eucalipto situado a 500 metros da cabeceira da pista na zona rural do município de Campinas.
Com o impacto, o avião abriu uma clareira de 400 metros de extensão entre as árvores e foi se despedaçando até bater contra um pequeno morro onde acabou por explodir.
Na época o impacto não atingiu nenhuma habitação. Porém, atualmente as cercanias do local onde ocorreu esse acidente foi invadido pelo MST, constituindo-se numa das maiores áreas de invasão do município de Campinas. Esse assentamento já foi reconhecido e os terrenos cedidos a população, constituindo-se em um grave problema potencial caso venha a se registrar a ocorrência de um novo acidente.

PROJETOS SOCIAIS

Infraero & Escola
Crianças e adolescentes de comunidades e chácaras vizinhas ao aeroporto podem estudar perto de suas casas. A Infraero reformou e ampliou um prédio para o funcionamento da Escola Estadual Francisco Brasileiro (ensino fundamental), que serve a 168 alunos entre seis e 14 anos. O investimento inicial da empresa foi de R$ 47,4 mil. A parceria também recebe a contribuição de funcionários da Infraero, que ministram, de forma voluntária, cursos sobre noções de higiene, cidadania e preservação ambiental, com o objetivo elevar o nível cultural e social das crianças.

Entidades: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Informações
Data de início: 01/11/2001
Custo anual: R$ 4,8 mil
Aeroportos atendidos:
  • Aeroporto Internacional de Viracopos - Campinas
    Campinas - SP
Pessoas atendidas: 190 por ano

Projeto Avança Judô
Aulas uma vez por semana para alunos do 3º e 4º ano. Troca de faixa ao final do ano.
Pessoas atendidas: 125 alunos por ano

Mais Informações acesse: www.infraero.gov.br

!!! Apaixonados pela Aviação !!!

Nenhum comentário: