quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Barclays

Barclays inicia cobertura de companhias do setor aéreo, dando preferência à GOL


O Barclays iniciou a cobertura de empresas do setor aéreo brasileiro com recomendações distintas para as duas principais companhias atuantes neste segmento. O banco inglês recomenda overweight (exposição acima da média) para as ações da GOL (GOLL4) e underweight para os papéis da TAM (TAMM4).

Enquanto a GOL deverá se beneficiar da melhora no setor doméstico, a TAM deve refletir, principalmente, os desafios da fusão com a chilena LAN. Os analistas Daniel Spilberg e Guilherme Vilazante mostram-se conservadores por conta da complexidade da fusão da TAM, do enorme tamanho das duas companhias e das diferentes culturas de gestão.

Isso não quer dizer que a visão dos analistas do Barclays aponte que a fusão seja ruim. "De fato, poucas fusões, em qualquer setor, são tão complementares quanto a TAM e a LAN. Há, no mínimo, seis dimensões de ganhos de sinergias: estratégicos, operacionais, administrativos, escala, financeiras e foco de negócios", afirma a dupla. 

Desta forma, a dificuldade de realizar a integração deverá se traduzir em demora para ganhos aos acionistas da TAM. "A maioria dos ganhos de sinergia não deverão ser vistos até pelo menos a metade da década", dizem Spilberg e Vilazante.

GOL é o melhor meio para investir no setor
Enquanto não é concluída a fusão da TAM, serão as ações da GOL que deverão refletir a melhora do mercado brasileiro. Recentemente, novas companhias aumentaram o nível de competição do setor, preservando que as gigantes GOL e TAM, passassem aumentos no preço de combustível para seus clientes. "Isso prejudicou as margens do setor", afirmam os analistas.

Os fracos resultados do segundo trimestre de 2011 elevaram o nível de racionalidade do setor. A recente fusão da GOL com a Webjet mostra uma tendência é de mudança. "A recuperação na lucratividade deverá ser percebida após os resultados do quarto trimestre", lembram os analistas. E nesse cenário, a maior beneficiada é a própria GOL - a favorita do Barclays no setor. 

!!! Apaixonados pela Aviação !!!

Nenhum comentário: