segunda-feira, 30 de abril de 2012

O PIOR AEROPORTO DO BRASIL

O PIOR AEROPORTO DO BRASIL ADMINISTRADO PELA INFRAERO AEROPORTOS


AEROPORTO SANTA GENOVEVA 


CIDADE: GOIÂNIA

ESTADO: GOIÁS


Região Metropolitana de Goiânia: 2 206 134 hab. (10º) Est. IBGE/2011

O Aeroporto Internacional (que Internacional não tem nada) Santa Genoveva é um aeroporto localizado em Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás. Situa-se na região nordeste da cidade, na praça Capitão Frazão, no Setor Santa Genoveva, a 8 km de distância do centro.
Foi inaugurado em 5 de setembro de 1955, em substituição ao modesto aeroporto que até então servira Goiânia, localizado no Setor Aeroporto. Contudo, as operações aéreas só tiveram início a partir de 17 de junho de 1956. Desde de 7 de janeiro de 1974, é gerido pela Infraero, que recuperou a pista de pouso e ampliou o terminal de passageiros em 1981, 1994 e 2000. Atualmente, encontra-se sob reforma para ampliar sua capacidade para 3,2 milhões de passageiros por ano até 2019.
Ocupa uma área de 3.967.365,04 m², possuindo uma pista de pousos e descolagens de 2.500 m de extensão e 45 m de largura - a qual comporta aeronaves de médio porte como as de classe Boeing 737, 707, Airbus A-320, A-321 e, eventualmente, Boeing 767. Seu terminal de passageiros tem capacidade para 600 mil passageiros por ano, mas, nos últimos tempos, vem servindo a uma quantidade muito superior à sua capacidade operacional. Em 2006, por exemplo, foi utilizado por cerca de 1.400.000 passageiros e, em 2009, passaram pelo terminal cerca de 1.772.424 passageiros.

Atualmente é um dos mais movimentados do Centro-Oeste.

Em 2010, o Governo de Goiás, a fim de alavancar o turismo e a aviação no estado, reduziu em 80% a alíquota do ICMS sobre a querosene e seus derivados (passando de 15% para 3%). Após a redução do imposto, houve o interesse das companhias aéreas em transformar o Aeroporto Santa Genoveva em hub para seus voos. No entanto, a Infraero não considera viável as liberações de mais voos devido às limitações atuais do terminal de passageiros.

História


O primeiro aeroporto de Goiânia foi implantado em meados da década de 1930 e localizava-se numa área entre Campinas e o Setor Central, num local hoje denominado Setor Aeroporto. Era um aeroporto modesto, concebido com base na realidade da época (em que Goiânia acabara de ser inaugurada), mas que atendeu à sua finalidade até meados da década de 1950. A partir de então, com o aeroporto já envolto por prédios, tornou-se necessária a construção de um novo aeroporto, com infraestrutura que atendesse às aeronaves mais modernas e à crescente demanda de passageiros e cargas.
O local escolhido para construir o novo aeroporto, localizado na região nordeste da cidade e distante 8 km do Setor Central, foi inaugurado oficialmente em 5 de setembro de 1955, através do decreto estadual Nº 37 851. A área de 3 967 365,04 m² era pertencente ao governo federal e ao fazendeiro e médico Altamiro de Moura Pacheco, que doou parte de sua propriedade para a construção do novo aeroporto. Com a construção da infraestrutura básica, constituída de uma pista de pouso em terra de 1.500 m por 30 m e uma modesta e improvisada estação de passageiros, as operações aéreas tiveram início a partir de 17 de junho de 1956.
Desde sua mudança para o novo local, o aeroporto de Goiânia foi planejado para ser um aeroporto internacional. O objetivo do governo estadual, liderado por Mauro Borges, era tornar Goiânia a primeira cidade do Centro Oeste a dispor de um aeroporto internacional.
Em 1958, com o desenvolvimento do transporte aéreo na região Centro-Oeste, o aeroporto teve sua pista pavimentada e ampliada para 2.200 m por 45 m. Um novo terminal de passageiros, com 1.200 m², foi disponibilizado em 1962. Além disso, um Núcleo de Proteção ao Vôo foi implantado pelo Ministério da Aeronáutica. Desde 7 de janeiro de 1974, quando foi federalizado pela portaria Nº 120/GM5, o aeroporto é administrado pela Infraero.
Naquele mesmo ano, a empresa estatal implementou obras para recuperar a pista de pouso, que se encontrava interditada devido à precariedade das condições operacionais. Para a obra, o Ministério da Aeronáutica optou por uma tecnologia inovadora de reforço da pavimentação asfáltica com camadas de asfalto pré-misturado a frio, que possibilitava sua execução sem interrupção das operações das aeronaves, além de proporcionar redução de custos e prazos da obra. Foi a primeira experiência bem-sucedida com aquela nova tecnologia nos aeroportos brasileiros. A pista de pouso possui, atualmente, 2.500 m de extensão e 45 m de largura, segundo a portaria N° 1566/2009 da Anac.
Outra importante obra foi a ampliação do terminal de passageiros, que passou dos seus originais 1.200 m² para 1.900 m². Outras ampliações foram realizadas em 1981 e, em 1994, o terminal foi ampliado para 4.200 m². Em 2000 foi feita uma nova ampliação do Terminal de Passageiros, incluindo a instalação de ar condicionado em toda a sua área e disponibilizando um terminal com 6.500 m².


As obras em andamento

A sobrecarga de passageiros na década de 2000 levou a Infraero a iniciar a construção de um novo terminal de embarque e desembarque. O projeto original foi elaborado em 2005, com recursos orçados em R$ 257,8 milhões, sendo posteriormente elevados para R$ 287,7 milhões. No entanto, as obras foram embargadas pelo Tribunal de Contas da União em abril de 2007 após indícios de superfaturamento. Uma nova licitação foi feita e a empreiteira paranaense PJJ Malucelli Arquitetura Ldta. foi a escolhida. O novo projeto de reforma do aeroporto irá custar R$ 3,1 milhões. No entanto, para que as obras possam continuar, a Infraero precisa resolver a pendência judicial que mantém com o consórcio formado pelas empreiteiras Via Engenharia e Odebrecht, que realizaram as obras anteriores.


 A empresa estatal discorda com o valor cobrado pelas empreiteiras pelas obras que elas realizaram. Não suportaria ser um dos aeroportos que vão ser usados para levar pessoas à cidades-sedes da Copa do Mundo Fifa 2014 que ocorrerá no Brasil,além de ser usado nas Olimpíadas de 2016 que ocorrerá no Rio de Janeiro e irá atrair turistas de cidades brasileiras que fazem escala em Goiânia como Porto Velho (Rondônia) porque não há voos sem escalas ao Rio de Janeiro.Esta é uma reclamação que já virou notícia do jornal local de Goiânia e região que se chama Jornal Anhanguera. E sempre o governo,tanto municipal,estadual e federal,falam que irão melhorar a situação retirando a praça e colocando o estacionamento nesta localização.
A expectativa da Infraero é, no entanto, que a construção do novo terminal fique pronta antes da Copa do Mundo FIFA de 2014 e que o Aeroporto Santa Genoveva possa ser usado como suporte para receber os torcedores irão acompanhar os jogos que acontecerão em Brasília. Segundo o presidente da Infraero, Gustavo Matos do Vale, o novo Aeroporto Santa Genoveva deve ter capacidade para atender 3,2 milhões de passageiros por ano até 2019.
Nova Sala de Embarque (Modulo Operacional SBGO)

Em 2010, a Infraero apresentou um projeto que prevê a instalação de obras emergenciais no atual terminal do aeroporto, como a conclusão de um Módulo Operacional Provisório (MOP), mais conhecido como "puxadinho" – anexo de 1,2 mil m² que servirá como área de embarque – além de novas vagas de estacionamento. A intenção da empresa estatal é que a capacidade do terminal passe dos atuais 600 mil para 1,2 milhão de passageiros anuais. A entrega das obras estava inicialmente prevista para novembro de 2009, mas só ocorreu em setembro de 2011. A próxima etapa de obras no aeroporto deve ser a ampliação do estacionamento, aonde já esta sendo realizada.


CAPACIDADE ANUAL : 600.000 PAX


MOVIMENTO EM 2011: 2.783.717 passageiros
                                             5.869.020 t de carga
                                             64 678 aeronaves





Companhias Aéreas voos Comerciais

AZUL
 www.voeazul.com.br

TRIP 
www.voetrip.com.br

PASSAREDO
 www.voepassaredo.com.br

SETE 
www.voesete.com.br

GOL 
www.voegol.com.br

WEBJET
 www.webjet.com.br

TAM 
www.tam.com.br

Após a conclusão das obras do Modulo Operacional, batizado pelos goianos de PUXADINHO, houve sim algumas melhorias com o aumento da sala de embarque, mais ao mesmo tempo que melhora uns 50% o embarque a Infraero "supostamente" esqueceu a sala de restituição de bagagens (Sala de Desembarque), simplesmente não fez nada, continua a mesma salinha com apenas 3 esteiras de restituição de bagagens.

Com a nova sala "permanente" de embarque do SBGO, surgiram outros problemas como; o transporte dos passageiros sala de embarque/aeronave/ aeronave/sala de desembarque.

A Infraero informou antes da inauguração do Modulo Operacional que haveria um ônibus para este transporte, não só em dias chuvosos, mais diário.


Convenhamos que se fosse os tradicionais ônibus que a Administradora oferece em vários aeroportos brasileiros, tudo bem, mesmo não sendo tão longe o embarque/desembarque, seria mais confortável e acessivel aos usuários, mais nem nisso a Infraero teve à boa vontade de ajudar o povo goiano, entregou para SBGO este Micro-ônibus que para a "novidade" dos goianos, não funciona, o embarque e desembarque é feito à pé, com chuva e sol.


BOM O AEROPORTO A ANOS CONTINUA UMA VERGONHA NACIONAL, NÃO SÓ O DA CAPITAL GOIANA, MAIS TODOS DO BRASIL ADMINISTRADOS PELA INFRAERO.

FAÇAM AS CONTAS, DÁ PRA IMAGINAR O QUE A ADMINISTRAÇÃO INFRAERO GOIÂNIA ARRECARDOU EM 2011 SÓ COM AS TAXAS DE EMBARQUE?

FORA OS CONTRATOS DE SALAS DO AEROPORTO E ESTACIONAMENTO.

E O AEROPORTO DE GUARULHOS?

BRASÍLIA, CAMPO GRANDE, CONFINS, GALEÃO, FORTALEZA?

QUANTO?

PARA ONDE O DINHEIRO ESTA INDO?


SABE O QUE ANDA FALTANDO?

Um comentário:

Anônimo disse...

infraero disponibiliza onibus tdos os dias, o problema é que cobram uma fortuna para serem utilizados, acaba que nenhuma das empresas usufruem pelo preço