sexta-feira, 31 de maio de 2013

COMISSÁRIOS DE BORDO

A profissão de comissário de bordo ou aeromoça para mulheres, surgiu em 1930 por reivindicação de uma mulher, Ellen Church, pois apaixonada por aviação e não poder pilotar uma aeronave por ser mulher, a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o voo.
As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuíam salários muito baixos. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.
Devido a Segunda Guerra Mundial, as enfermeiras foram convocadas para os campos de batalha, as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo, contudo sem perder o charme e a elegância, já que essa profissional representaria a empresa. A profissão popularizou-se, e perdeu o símbolo sensual que possuía, foi então que surgiu o "aeromoço" hoje "Comissário de Bordo", já que as funções do comissário aumentaram devido ao aumento do fluxo de passageiros, o que exigia mais do profissional.

Sua Função

A partir do momento em que o passageiro entra no avião, a sua segurança e conforto são de responsabilidade do comissário de bordo.
O comissário demonstrará os procedimentos de emergência adotados pela empresa, fará o serviço de bordo e cuidará dos passageiros durante toda a viagem. De fato, terá que lidar com a rotina e o inesperado. Além disso, o comissário deverá estar preparado para trabalhar em horários incomuns. Pelas razões acima, conclui-se que a profissão de comissário de bordo requer um conjunto de características pessoais, físicas e psicológicas diferenciadas.

Ser Comissário de Bordo é ser um Apaixonado pela Aviação, ter em primeiro lugar em sua vida o amor em servir sua companhia aérea, doando tudo de si para ver a companhia aérea em que trabalha dando frutos, em seu atendimento, gentileza, nos momentos de perigo, nos momentos em que pegamos algum passageiro com problemas, desde o idoso à criança, desde os espertinhos até os com pouca educação.

Ser Comissário de Bordo é mesmo estando fora da área de trabalho no seu dia a dia, e escutar um belo som de uma turbina e logo olhar para o céu e sentir dentro do peito aquele apertinho de alegria, de realização e paixão.



Com um sorriso no rosto, o Comissário de Bordo passa tranquilidade, respeito, alegria, segurança aos passageiros, fazendo que a curta ou longa viagem seja mais confortável e confiável.

Parabéns Comissários e Comissárias de Bordo, pelo belo esforço de representar sua companhia aérea, pelas horas estudas para estarem qualificados nas normas de segurança à bordo, por serem pacientes com os passageiros e por ter uma paixão pela aviação.

Estes são os votos do



Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!! :)