quinta-feira, 30 de maio de 2013

FAB - Força Aérea Brasileira

FAB mostra como pode abater aeronaves suspeitas na Copa das Confederações

Força Aérea Brasileira vai colocar de oito a dez caças de prontidão para cuidar da segurança durante as partidas nas cidades-sede


Caça da FAB sobrevoa o espaço aéreo do Maracanã
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma demonstração nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, de como será o esquema de segurança sob sua responsabilidade durante a Copa das Confederações, de 15 a 30 de julho. As cidades-sedes terão de oito a dez aeronaves prontas para defender o espaço aéreo de uma hora antes até quatro horas depois do início das partidas.

A FAB poderá interceptar qualquer aeronave que, em dias de jogos, não respeitar as normas de restrição do espaço aéreo nem se identificar à torre de controle, e demonstrou como pretende realizar essa abordagem durante uma simulação de proteção na região do Maracanã.
Na encenção aos jornalistas presentes ao evento, dois caças F-5 M interceptaram um C-97 Brasília, da FAB, e o acompanharam até a base para que passasse por inspeção em solo.
A restrição do espaço aéreo em dias de jogos será de oito quilômetros em torno dos estádios. Chamada de Área Vermelha, permitirá a circulação apenas de aviões de defesa, de organizadores - Fifa e autoridades - e autorizados pelo Comando de Defesa Aérea Brasileira (Comdabra), além de atender necessidades dos aeroportos para que não atrapalhe o tráfego.
Haverá uma segunda área, a Amarela, com 14 quilômetros de raio a partir dos estádios, em que aviões particulares e táxis aéreos não poderão trafegar. A terceira área, a Branca, será de 80 quilômetros de raio nas cidades sem aeroportos internacionais e de 100 quilômetros no Rio e em Brasília. Nela, aeronaves comerciais, particulares, de defesa, fretados e táxis aéreos estão liberados. A circulação com asas-delta, balões, aviões agrícolas e naves remotamente tripuladas está vetada.
FAB demonstra a abordagem a aviões suspeitos
De acordo com a FAB, 2,6 mil controladores de voo estão passando por treinamento desde outubro de 2012 para administrar o espaço aéreo em dias de jogos.

Nenhum comentário: