quarta-feira, 15 de maio de 2013

GOL DOMINICANA


O presidente da GOL, Paulo Kakinoff, confirmou ontem pela primeira vez os estudos para o lançamento da GOL Dominicana sua subsidiária no Caribe. A criação da companhia foi noticiada pelo Melhores Destinos em dezembro, mas apesar de diversas confirmações da própria GOL no exterior, a companhia continuava a negar publicamente a notícia no Brasil. A nova empresa deverá ter sede em Santo Domingo, capital da República Dominicana, e receberá o título de companhia oficial (de bandeira) daquele país. A ideia da GOL é repetir o modelo de sucesso da Copa Airlines, criando em Santo Domingo o hub para voos para o Caribe, América Central e Estados Unidos, como a Copa faz com o aeroporto do Panamá.

“Existe a possibilidade [de lançar uma companhia dominicana], mas depende muito da atratividade econômica do negócio”, disse Kakinoff, ao jornal Valor Econômico acrescentando que qualquer projeto nesse sentido ficaria para a partir de 2014. Um executivo da GOL confidenciou ao Melhores Destinos que a companhia pode ser iniciada este ano, mas a dificuldade estaria na seleção de bos parceiros comerciais e sócios na República Dominicana para compor a nova companhia.
A posição de Kakinoff, contudo, parece não corresponder aos planos reais da companhia. Na semana passada, o diretor geral do  Instituto Dominicano de Aviación Civil (IDAC), órgão que corresponde à Anac na República Dominicana, Alejandro Herrera, afirmou que a GOL já definiu um cronograma de trabalho no país prevendo terminar 2013 operando 14 destinos e transportando 10% dos passageiros que passam pela República Dominicana.
Em março, o consultor estratégico sênior da GOL, Maurício Emboaba Moreira, afirmou que o início da GOL Dominicana, estava previsto para junho meses, com uma frota de sete aviões. O anúncio ocorreu durante o fórum internacional Network USA, em San Antonio, no Texas. A nova companhia deve iniciar as operações com sete jatos Boeing 737-800 NG. A notícia também já foi divulgada pelo IDAC, tendo como fontes, além de Moreira, o embaixador dominicano no Brasil, Dionis Pérez.
“O objetivo da GOL é constituir uma empresa dominicana e estabelecer o hub aqui na República Dominicana. Neste caso, a situação com eles é especial. Creio que isso terá uma enorme importância em diversos aspectos da nossa economia”, avaliou Herrera.
A nova companhia terá o objetivo de ampliar a chegada de turistas brasileiros e reduzir os custos dos voos para a região em até 30% e o tempo de viagem em até oito horas. A GOL tem voos para a cidade e para Punta Cana, e utiliza o país como base de conexões de seus voos para os Estados Unidos.

Nenhum comentário: