O Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (IATA: VCP, ICAO: SBKP) está localizado a 20 quilômetros do centro de Campinas e a 99 quilômetros da capital paulista. O aeroporto é referência do crescimento industrial da cidade de Campinas, e movimenta primariamente o tráfego de cargas.
Atualmente, representa o segundo maior terminal aéreo de cargas do país, responsável por 18,1% do movimento total de cargas nos aeroportos. Em 2007, registrou um fluxo de cargas embarcadas e desembarcadas em vôos internacionais de cerca de 228.239 toneladas. De cada três toneladas de mercadorias exportadas e importadas, uma passa pelo aeroporto. O Terminal de Logística de Carga de Importação e Exportação possui uma área de mais de 81 mil metros quadrados, com capacidade de processar até 720 mil toneladas de carga aérea por ano.
Devido a sua localização geográfica privilegiada - um dos mais importantes polos tecnológicos do país -, o Aeroporto de Viracopos conta também com um completo Centro de Treinamento para os envolvidos em atividades aeroportuárias nas áreas de Carga e Security (segurança da aviação civil), além do curso de Transporte de Cargas Perigosas (DGR - Dangerous Goods), dentre outros..
Sua principal operadora é a Azul Linhas Aéreas Brasileiras que conecta Viracopos a 37 destinos e corresponde cerca de 70% dos passageiros que circulam em Viracopos. A Companhia espera conectar Viracopos a cerca de 50 destinos ainda neste ano.
Viracopos teve sua construção iniciada pelo governador Adhemar Pereira de Barros e foi inaugurado em 1960, junto com a geração do jato. Sua longa pista de 3.240m x 45m foi construída para receber com segurança os quadrimotores a jato de primeira geração: Comet, VC-10, DC-8, Convair 880, 990 e Boeing 707. Com a crescente utilização desses tipos de aeronave, a partir de 1958, era imperativo poder contar com um aeroporto de alternativa para o Galeão, na época o único com pistas longas o suficiente para receber os jatos. E a busca de um local de condições climáticas apontou para a construção de um novo aeroporto internacional nessa área, cujo clima garante a ocorrência de boas condições atmosféricas na maior parte do ano, fator essencial para a operação com aeronaves de grande porte.
Não é raro que grande parte dos aeroportos do centro-sul do Brasil fechem ou operem por instrumentos nos dias de atuação de frentes frias. Contudo, Viracopos, pode permanecer aberto recebendo os voos destinados a outros aeroportos que estejam temporariamente sem condições de operação.
O acerto da localização, sob o ponto de vista operacional, no entanto, criou um obstáculo comercial: Viracopos passou a ser aeroporto mais distante da cidade que originalmente desejava servir: São Paulo (de algumas partes da capital paulista, a distância ultrapassa os cem quilômetros). Este foi e continua sendo o principal entrave para a consolidação de VCP ao recebimento de aeronaves de passageiros. Existem projetos da construção de um sistema de trens de alta velocidade ligando Viracopos ao Aeroporto de Cumbica para solucionar-se esse problema, porém, o custo elevado tem adiado o início da execução das obras.
O governo federal irá realizar uma licitação em 2010 para fazer a concessão para alguma empresa construir e operar o TAV (trem de alta velocidade) que irá fazer a ligação de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Campinas haverá duas estações, uma no centro da cidade e outra no aeroporto de Viracopos. Haverá uma estação em São Paulo, outra no aeroporto de Guarulhos, em São José dos Campos, em Barra Mansa ou Volta Redonda e duas no Rio de Janeiro, sendo uma delas no aeroporto do Galeão.
Terminal de Cargas - Viracopos |
DESTINOS INTERNACIONAIS
Companhias | Destinos |
---|---|
TAP Portugal | Lisboa |
PLUNA | Montevideo |
Companhias de voos chartes | Destinos |
---|---|
WhiteJets | Varadero, Cancún, Punta Cana, Montego Bay |
DESTINOS INTERNACIONAIS
EMPRESAS AÉREAS CARGUEIRAS
- ABSA
- Atlas Air
- Azul Cargo
- Cargolux
- Cielos Airlines
- Emirates SkyCargo
- FEDEX
- LAN Cargo
- LANCO
- Lufthansa Cargo
- Mas Air
- Master Top Airlines
- MK Airlines
- Polar Air Cargo
- Singapore Airlines
- Tampa Cargo
- UPS
- VARIGLOG
MOVIMENTO DE PASSAGEIROS
Ano | Movimento (Passageiros) |
---|---|
2005 | 816.599 |
2006 | 826.246 |
2007 | 1.006.059 |
2008 | 1.083.878 |
2009 | 3.564.686 |
2010 | 5.428.986 |
AGO 2011 | 4.923.102 |
COMPLEXO AEROPORTUÁRIO
- Sítio aeroportuário
- Área: 17.659.300,00 m²
- Pátio das aeronaves
- Área: 86.978 m² (pátios 1 e 2)
- Comprimento: 3.240m x 45m largura
- Terminal de passageiros
- Área: 30.000 m²
- Estacionamento
- Capacidade: 1.000 vagas
Obras de expansão do estacionamento |
- Balcões de check-in
- Número: 32
Expansão Check-in |
- Estacionamento de aeronaves
- Número de posições pátios 1 e 2: 20
- Número de posições pátio 3 (grande porte): 11
ÓRGÃOS PÚBLICOS
- ANAC
- ANVISA
- Ministério da Agricultura
- Polícia Federal
- Polícia Militar
- Receita Federal
- Secretaria Estadual da Fazenda (ICMS)
- Trade Point
DESENVOLVIMENTO 2009 A 2029
O Aeroporto Internacional de Viracopos será a alternativa do estado de São Paulo para investimento do governo federal nos próximos vinte anos. O aeroporto campineiro é considerado o mais adequado para proporcionar o crescimento do setor no Brasil e atender de forma eficaz o aumento da demanda de passageiros e aeronaves a médio prazo. De acordo com a Infraero este período seria pelo menos de duas décadas. A construção da segunda pista de pouso e decolagens, ação que simboliza de fato a elevação da importância de Viracopos no cenário nacional, está prevista, para iniciar em 2010, de acordo com o Ministério da Defesa.
A Infraero preve que o aeroporto de Viracopos receba até nove milhões de passageiros por ano até o ano de 2014, ano da copa do mundo no Brasil. O plano de crescimento para o aeroporto está previsto a médio e longo prazo e o projeto está dividido em três fases:
- A primeira fase
- A desapropriação das áreas entorno do aeroporto, aonde será construída a segunda pista para pousos e decolagens.
- Uma ampliação do sistema de terminal de passageiros que já se iniciou.
- A segunda fase
- A construção de hangares de manutenção de aeronaves e acessos subterrâneos para as salas de embarque (implantação do sistema de concourse), para os tráfegos doméstico e internacional. Estima-se para esta fase uma movimentação de 25 milhões de passageiros por ano; 1,8 milhão de toneladas de cargas em circulação e 266 mil aeronaves transitando no mesmo período, concluindo esta etapa em 2020.
- A terceira fase
- A expansão que promete fazer de Viracopos um dos mais modernos e estruturados aeroportos da América Latina com a implantação da terceira pista de pousos e decolagens; uma pista de rolamento paralela à principal e a criação de um segundo concourse. A ampliação das instalações de apoio também estão previstas.
Projeta-se um movimento de 65 milhões de passageiros por ano no aeroporto com 590 mil aeronaves e 3,4 milhões de toneladas de cargas.
- Projeto
"Este projeto tem o objetivo de transformar Viracopos no grande aeroporto do terminal São Paulo e no principal centro cargueiro da América Latina, será o maior aeroporto do hemisfério Sul de acordo com a Infraero. Toda essa infra-estrutura permitirá que as empresas aéreas ampliem suas rotas a partir de Viracopos. Atualmente o tráfego aéreo é concentrado nos aeroportos de Congonhas e de Guarulhos, na Capital. A consequência da valorização como opção estratégica para descentralizar a malha aeroviária brasileira será o desenvolvimento não só da região de Campinas, mas de todo o Brasil.
OBRAS DE EXPANSÃO
ACIDENTE
Na madrugada de 23 de novembro de 1961, um jato Comet 4 de prefixo LV-AHR das Aerolineas Argentinas caiu logo após decolar de Viracopos, provocando a morte das 52 pessoas que estavam a bordo.
Os motores apresentaram problemas durante o procedimento de decolagem e aeronave ficou descontrolada. Foi então perdendo altitude até atingir uma plantação de eucalipto situado a 500 metros da cabeceira da pista na zona rural do município de Campinas.
Com o impacto, o avião abriu uma clareira de 400 metros de extensão entre as árvores e foi se despedaçando até bater contra um pequeno morro onde acabou por explodir.
Na época o impacto não atingiu nenhuma habitação. Porém, atualmente as cercanias do local onde ocorreu esse acidente foi invadido pelo MST, constituindo-se numa das maiores áreas de invasão do município de Campinas. Esse assentamento já foi reconhecido e os terrenos cedidos a população, constituindo-se em um grave problema potencial caso venha a se registrar a ocorrência de um novo acidente.
PROJETOS SOCIAIS
Crianças e adolescentes de comunidades e chácaras vizinhas ao aeroporto podem estudar perto de suas casas. A Infraero reformou e ampliou um prédio para o funcionamento da Escola Estadual Francisco Brasileiro (ensino fundamental), que serve a 168 alunos entre seis e 14 anos. O investimento inicial da empresa foi de R$ 47,4 mil. A parceria também recebe a contribuição de funcionários da Infraero, que ministram, de forma voluntária, cursos sobre noções de higiene, cidadania e preservação ambiental, com o objetivo elevar o nível cultural e social das crianças.
Informações
Data de início: 01/11/2001
Custo anual: R$ 4,8 mil
Aeroportos atendidos:
- Aeroporto Internacional de Viracopos - Campinas
Campinas - SP
Projeto Avança Judô
Aulas uma vez por semana para alunos do 3º e 4º ano. Troca de faixa ao final do ano.
Pessoas atendidas: 125 alunos por ano
Mais Informações acesse: www.infraero.gov.br
!!! Apaixonados pela Aviação !!!
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