O puxadinho que ampliou a sala de embarque do Aeroporto Santa Genoveva foi inaugurado ontem, com dois anos de atraso e seis adiamentos em relação ao cronograma anunciado inicialmente pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Já o novo terminal não sai do papel antes de 2013 ( leia texto nesta página ).
Com a conclusão do puxadinho, a ampliação do estacionamento, que tem 279 vagas, inicialmente anunciada para ser feita junto com a nova e provisória sala de embarque, promete ser a novela da vez: o superintendente da Infraero, André Luís Marque de Barros, anunciou que a ordem de serviço para a obra, que terá prazo de 120 dias para execução, seria assinada ontem.
O módulo operacional provisório, apelidado de puxadinho, ampliou de 600 para 1,2 mil metros quadrados a sala de embarque do aeroporto, o que, segundo a Infraero, permitirá o embarque em quatro voos simultaneamente, mas não veio acompanhado de outras melhorias. A sala de desembarque permanece a mesa, com apenas duas esteiras rolantes para entrega de bagagem. O embarque é feito ao ar livre - aumentou a distância a ser percorrida até as aeronaves - e não há previsão de retomada das obras do novo terminal de passageiros.
A Infraero e o consórcio formado pelas empresas Odebrecht e Via Engenharia, responsável pelas obras da nova pista e do novo terminal de passageiros, interrompidas em 2007, chegaram a um acordo, no mês passado, sobre valores a serem pagos pelo que foi executado da obra, disputa que motivou várias ações na Justiça. O POPULAR procurou, na semana passada, a Infraero e o Tribunal de Contas da União (TCU), que precisa aprovar o acordo. A informação da estatal foi de que o documento ainda está sendo formatado.
A lentidão e a burocracia marcam a novela das obras do aeroporto. O puxadinho estava pronto há cerca de um mês, conforme O POPULAR mostrou, no dia 28 do mês passado, mas sua entrega foi programada para o aniversário da cidade, comemorado ontem. Segundo a Infraero, faltava a liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável pela homologação, depois de constatar que a obra estava em conformidade com as normas, instruções, coordenação e controle de autoridade aeronáutica brasileira.
Ontem, o diretor de engenharia da Infraero, Jaime Parreira, e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, presente à inauguração, chegaram a dizer que a entrega do módulo provisório estava adiantada e que a previsão anterior era de que ele só ficasse pronto em novembro. "Conseguimos que a Anac antecipasse a liberação", disse Parreira. O superintendente da Infraero informou que a Anac fez a vistoria na semana passada, mas não soube precisar a data. Procurada, a assessoria de imprensa da Anac não respondeu quando foi feita a homologação do puxadinho.
A obra custou R$ 2,5 milhões. Além de vários e consecutivos atrasos para seu início, ela foi interrompida em dezembro do ano passado, quando a empresa vencedora da licitação interrompeu o contrato. A realização de nova concorrência atrasou ainda mais o processo.
A inauguração do puxadinho foi às 7 horas, horário de grande movimentação no aeroporto. O novo espaço já estava funcionando desde o início da manhã e a solenidade passou quase desapercebida pelos passageiros. Houve apenas o descerramento de uma pequena faixa em frente a uma das esteiras de raio-x, seguida de uma volta das autoridades pelo local. Não durou mais que 10 minutos.
Veiculo usado para o transporte dos passageiros, vale ressaltar que estes veículos são péssimos ainda mais quando se tem bagagem de mão. |
TÁ TUDO BEM, TUDO MUITO BONITO O MODULO OPERACIONAL, RESOLVEU UM POUCO SIM A SITUAÇÃO DO SANTA GENOVEVA MAIS A INFRAERO SIMPLESMENTE SE PREOCUPOU MAIS COM A SALA DE EMBARQUE PORQUE PARA A INFRAERO SÓ INTERESSA OS CLIENTES QUE EMBARCAM POIS SÃO OBRIGADOS A PAGAR A TAXA DE EMBARQUE E ESQUECERAM DOS QUE DESEMBARCAM EM GOIÂNIA E A SALA DE DESEMBARQUE? CONTINUA COM 3 ESTEIRAS? ESPAÇO ZERO?
!!! Apaixonados pela Aviação !!!
5 comentários:
e tao basico ke um passageiro com bagagens vai ter dificuldades e incovenientes p/ embarcar nesses bus!!
com qual coragem a infraero traz esses microbus??
infraero, me diz como nao se envergonhar diante isso?
Sinceramente SBGO tem que ser privatizado urgente... chega de inframerda
realmente anda faltand vergonha na cara... sbgo é o fim
Caraca meu esse modulo ficou até bonitinho só que nada haver com a bela Goiânia.
Aeroporto Santa Genveva precisa ser privatizado]
Postar um comentário