quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tráfego aéreo cresce 31% em abril e TAM reforça liderança

TAM ocupa 44,52% do mercado e aumenta distância em relação à Gol, que detém 36,47%, segundo dados da Anac

O crescimento da demanda por voos nacionais se intensificou em abril. O tráfego de passageiros subiu 31,4% no mês passado, quase o dobro do incremento de 25% registrado em março. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e se referem a comparações com o mesmo período do ano anterior.
A maioria das empresas aéreas aumentou sua demanda de voos em abril, mas a TAM conseguiu também reforçar sua posição de liderança. Sua participação pulou de 41,8% para 44,5% entre março e abril.

O aumento da presença da TAM foi sobre o mercado de suas três principais concorrentes: Gol, Azul e Webjet perderam participação em abril, para 36,47%, 7,47% e 5,19%. A Gol chegou a superar a TAM em market share em fevereiro deste ano.

Voos internacionais
Os dados da Anac também indicam um crescimento das viagens internacionais em abril. As companhias aéreas brasileiras transportaram 34,88% mais passageiros no mês passado do que no mesmo período de 2010.
O aumento da demanda foi maior do que a oferta, o que elevou a taxa de ocupação das aeronaves das companhias brasileiras. Nos voos domésticos, elas decolaram com uma média de 73,37% dos assentos ocupados e, nos internacionais, de 81,13%. Para as companhias, voar com aviões mais cheios significa reduzir o custo do voo por passageiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

a tam se consolidou mesmo..e a gol deixou de ser o q era qndo surgiu na aviacao brasileira..

Anônimo disse...

tmbm acho, mas vejo que em breve muito breve a Azul vai mandar nos voos domesticos, basta chegar toda a frota que ela ja adquiriu.