segunda-feira, 27 de junho de 2011

AEROPORTO LEITE LOPES - RIBEIRÃO PRETO


O Aeroporto de Ribeirão Preto - Dr. Leite Lopes é um aeroporto brasileiro localizado no município de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

É um importante aeroporto do interior do Estado de São Paulo. Oferece apoio e infra-estrutura compatível com aeroportos dos grandes centros. Opera em período integral e recebeu, em 2010, mais de 43 mil voos e 677 mil passageiros (701.328 passageiros somando-se os em conexão). O aeroporto de Ribeirão Preto é a sede da Passaredo, importante empresa aérea regional do Brasil.


Foi inaugurado no dia 02 de abril de 1939. A primeira ampliação da pista do Leite Lopes foi realizada na década de 40. Para isso, foram utilizadas terras particulares que, como nunca foram pagas, deram origem a um processo judicial que é considerado hoje o processo sem solução mais antigo do país.
Em 1996, o aeroporto Leite Lopes passou por reforma e ampliação que contou com a cooperação da Prefeitura de Ribeirão Preto, do Ministério da Aeronáutica e do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). A pista de pouso foi ampliada de 1.800 para 2.100 metros. A de taxiamento foi de 730 para 2.100 metros. O novo pátio de estacionamento, com 27.600 metros quadrados, pode receber simultaneamente oito aeronaves Fokker F-100 (jato de porte médio, com capacidade para 108 passageiros) ou Boeing B-737. Para maior proteção e segurança às operações noturnas de pouso e decolagem foi instalada nova cabina de força, recuperado o sistema elétrico, feito o balizamento das pistas e implantada iluminação dos pátios.

Em 2006 houve uma nova reforma, na qual o Aeroporto Leite Lopes ganhou mais 15 metros na largura de sua pista (passando a 45 metros de largura), além de ter sido adicionado ao seu asfalto uma substância chamada polímero, usada também em todos os circuitos de Fórmula-1 que garante maior aderência entre a pista e os pneus. O tempo de paralisação do aeroporto para a reforma foi de 90 dias, durante os quais seus vôos foram desviados para Araraquara e Franca, voltando ao funcionamento normal em 1 de setembro de 2006.

Entre 28 de Julho de 2008 e 21 de Julho de 2010, foram realizadas obras de ampliação e reforma do terminal de passageiros. Após a abertura da nova ala, a antiga foi fechada, remodelada e reaberta, juntando-se à nova. O terminal agora está com o dobro do tamanho original e com isso sobe a classe de Conforto de E para B. O terminal passou a contar com ar condicionado, esteiras para bagagem e melhores condições. Toda a reforma e ampliação foram realizadas com base no aumento da demanda (crescimento de 10% ao ano), e objetivando a futura internacionalização de cargas e passageiros.

Com a conclusão deste projeto o novo terminal passou a ter 3.850m² de área construída, com pé direito de 6m e capacidade para atender 480 mil passageiros/ano. (No entanto, o terminal movimentou mais de 700.000 passageiros em 2010, quando sua ampliação foi concluída). Atualmente o Aeroporto Leite Lopes é o quarto maior do estado de São Paulo, sendo superado apenas por Cumbica, Congonhas e Viracopos.

Operam no RAO

AZUL Brazilian Airlines - ATR 72
TAM Linhas Aéreas - A319 e 320
PANTANAL Linhas Aéreas - ATR 42 e A319
PASSAREDO Linhas Aéreas - ERJ - 145 e 135
WEBJET Linhas Aéreas - Boieng 737-700

Companhias↓Destinos
Brasil AzulCampinas (VCP) e demais localidades.
Brasil PassaredoAlta Floresta, Barreiras, Belo Horizonte (PLU), Brasília, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Ji-Paraná, Londrina, Maceió, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (SDU), São José do Rio Preto, Salvador, São Paulo (GRU), Sinop, Uberlândia, Vitória da Conquista, Londrina, Rio Verde e Rondonópolis.
Brasil PantanalSão Paulo (CGH), São Paulo (GRU) e Uberaba.
Brasil TAMRio de Janeiro (SDU), São José do Rio Preto e São Paulo (CGH).
Brasil WebjetPorto Alegre, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro (GIG), Navegantes, Salvador) e Rio de Janeiro (SDU)|}


O Aeroporto Leite Lopes é o único que possui voos regulares comerciais no Nordeste Paulista, tendo sua abrangência expandida até para outros estados, como a região Sul de Minas, atendendo aproximadamente 4 milhões de habitantes, segue abaixo algumas cidades/polo atendidas pelo Aeroporto de Ribeirão Preto:

A Webjet Linhas Aéreas opera regularmente no Aeroporto Leite Lopes, com toda a logística da empresa na cidade, as aeronaves pernoitam em Ribeirão Preto, com galpões de suporte, oficina e infraestrutura aérea.
A Azul Linhas Aéreas começa a operar no Aeroporto Leite Lopes em março de 2011, inicialmente serão voos diretos para Campinas (VCP) e a partir dele para outras localidades, posteriormente com análise da demanda, serão implantados voos diretos para outras localidades relevantes que tenham demandas asseguradas.
O Aeroporto Leite Lopes opera atualmente com 92 voos diários, em dias úteis, para todas as regiões do país. A grande demanda e modernização do sistema aeroportuário, a partir de 2011 outras adequações serão implementadas, como instalação de painel eletrônico de voos, aumento de carrinho para passageiros, de táxis e de policiamento, ampliação do estacionamento, máquina de raio-X, relógio e novo ônibus de passageiros para uso interno.

A TAM, através da TAM Cargo irá construir em 2011 um novo terminal de cargas no Aeroporto Leite Lopes.
Histórico - Movimento
AnoPassageiros

2005464.287
2006318.434
2007391.207
2008428.163
2009473.200
2010677.768
2011*1.152.000

A empresa Passaredo , que tem seu Hub neste aeroporto, inaugurou em 2010 as instalações de hangar próprio no Leite Lopes com 6 mil metros quadrados, com investimento US$ 5 milhões. A partir de 2011 iniciará operações de transporte de cargas.
O estacionamento do aeroporto Leite Lopes será ampliada, passando de 340 vagas para 460 vagas, totalizando acréscimento de 35%.










Durante Nossa visita no RAO, registramos alguns problemas "sérios" e preocupantes, como as instalações fisícas dos banheiros e péssima manutenção (limpeza) e o desembarque de passageiros no pátio sem um meio de transporte para a sala de restituição de bagagens, registramos e segue as fotos.


Sobre a manutenção dos Sanitários o DAESP informou que é feito de hora em hora limpeza dos mesmos, não foi isso que vimos durante nossa visita de 4h45m no Leite Lopes.

Já no Pátio questionados sobre a circulação dos passageiros pela parte externa do pátio, podendo gerar algum acidente, pelo trajeto ser longo e todos ali debaixo de sol quente ou chuva, o DAESP não se manisfestou sobre.

9 comentários:

Anônimo disse...

Esse aeroporto é interessante...

Ribeirão Preto disse...

O Aeroporto de Ribeirão é uma vergonha.

o Daesp é uma Infraero 100x piorada.

O lixo e a sujeira no aeroporto é rotina.

Falta tudo no aeroporto.

Não tem painel de informações.

Não tem um sistema de som diferente.

Não tem opções de alimentação

Resumindo não tem nada....

Vergonha.

A TRIP parou de operar em Ribeirão hoje uma perda muito grande pra cidade, falta de opções já que a Webjet está reduzindo suas operações na cidade.

Anônimo disse...

É verdade a TRIP e ai? o Blog informou que iria postar o motivo da saida da trip de RAO.

Paulo Fernandes disse...

Esse Aeroporto é uma vergonha sim, mas nada se compara com o SBGO Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia. esse ai é um luxo isso sim

Anônimo disse...

é verdade RAO é tudo uma merda, nada vai pra frente o blog esqueceu mesmo de colocar sobre a sistema de som e tmbm painel de informações dos voos e da TRIP, mas ótima a matéria bem feita, e bem registrada. e o Aeroporto de Goiânia realmente ainda ganha do de Ribeirao

Anônimo disse...

trabalho no aeroporto Leite Lopes como agente de proteção e o problema da limpeza seria facilmente resolvido se os passageiros colabora-se também, existe muitos passageiros que não tem educação que joga chiclets nos sanitarios, urinam fora da bacia, até parece de propósito, fora quando tem aqueles que defecam fora do vaso como eu já presenciei essa cena desagradavel e ainda os coitados da limpeza tem que ficar limpando.

Anônimo disse...

A WEBJET, só opera com B737-300.


Roberto Pereira - Jaraguá GO

Ronaldo disse...

Ronaldo Alencar na verdade eu não concordo com tudo isso e facio colocar a culpa em nas empresas sendo que na verdade cuidar do patrimonio publico e dever de todos basta cada um colocar seus lixos nos devidos lugares que ja melhora um poucos ou talvez não e mas facio criticar uns aos outros ...

Anônimo disse...

é 737 300 q a webjet vem para RP