terça-feira, 16 de agosto de 2011

AEROMOVEL EM PORTO ALEGRE


A cerimônia de início das obras do Aeromóvel, que ligará o Terminal de Passageiros 1 do Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS) à estação Aeroporto, atual estação do trem metropolitano da cidade, foi realizada nesta segunda-feira (15/8). As obras e a operação do serviço serão realizadas pela Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb). A Infraero participa da instalação do Aeromóvel por meio de um Termo de Cooperação, firmado em dezembro de 2010. De acordo com o documento, cabe à Infraero autorizar o uso de áreas pelo equipamento dentro do aeroporto, bem como participar das análises e aprovação dos projetos de implantação e operação do serviço de transporte.

      O empreendimento prevê a instalação de uma linha de 998,63 metros sobre um elevado, onde dois veículos movidos a ar através de turbina propulsora, controlados automaticamente, de alta tecnologia e baixo impacto ambiental, farão o trajeto entre aeroporto e estação de trem. Os veículos poderão transportar até 300 passageiros por viagem, cada uma com duração de cerca de 90 segundos. A nova alternativa de transporte, inédita no Brasil, tem previsão de início dos testes no começo de 2012. Serão investidos R$ 29,9 milhões nas obras.

      Entre os presentes, estavam o ministro das Cidades, Mário Negromonte, os superintendentes da Regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, e do Aeroporto de Porto Alegre, Jorge Herdina, o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, representando o governador Tarso Genro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o presidente da Trensurb, Humberto Kasper. “A instalação desta linha representará uma opção rápida e econômica para chegar ao aeroporto. A integração entre os modais aéreo e terrestre é de grande importância para garantir o conforto e segurança dos usuários do Salgado Filho”, afirmou Carlos Alberto.

   Assessoria de Imprensa - Infraero

!!! Apaixonados pela Aviação !!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu estava pensando comigo, e acho que o mistério do a320 e acho que a TRIP também é outra que pode adquirir eles.

Anônimo disse...

BOm acho impossível ser da TRIP!