O Aeroporto Internacional Santa Genoveva é um aeroporto localizado em Goiânia,capital do estado brasileiro de Goiás. Situa-se na região nordeste da cidade, na praça Capitão Frazão, no Setor Santa Genoveva, a 8 km de distância do centro.
Foi inaugurado em 5 de setembro de 1955, em substituição ao modesto aeroporto que até então servira Goiânia, localizado no Setor Aeroporto. Contudo, as operações aéreas só tiveram início a partir de 17 de junho de 1956. Desde de 7 de janeiro de 1974, é gerido pela Infraero, que recuperou a pista de pouso e ampliou o terminal de passageiros em1981, 1994 e 2000. Atualmente, encontra-se sob reforma para ampliar sua capacidade para 3,2 milhões de passageiros por ano até 2019.
Ocupa uma área de 3.967.365,04 m², possuindo uma pista de pousos e descolagens de 2.500 m de extensão e 45 m de largura - a qual comporta aeronaves de médio porte como as de classe Boeing 737, 707, Airbus A-320 e, eventualmente, Boeing 767. Seu terminal de passageiros tem capacidade para 600 mil passageiros por ano, mas, nos últimos tempos, vem servindo a uma quantidade muito superior à sua capacidade operacional. Em 2006, por exemplo, foi utilizado por cerca de 1.400.000 passageiros e, em 2009, passaram pelo terminal cerca de 1.772.424 passageiros.
Em 2010, o Governo de Goiás, a fim de alavancar o turismo e a aviação no estado, reduziu em 80% a alíquota do ICMS sobre a querosene e seus derivados (passando de 15% para 3%). Após a redução do imposto, houve o interesse das companhias aéreas como Azul, Passaredo e Trip em transformar o Aeroporto Santa Genoveva em hub para seus voos. No entanto, a Infraero não considera viável as liberações de mais voos devido às limitações atuais do terminal de passageiros.
Movimento em 2011 | 2.522.745 passageiros 5.869.020 t de carga 64 678 aeronaves |
Capacidade anual | 600 000 passageiros |
Histórico - Movimento Operacional[14] | |||
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Ano | Passageiros | ||
2003 | 861.522 | — | |
2004 | 991.607 | ▲ 15% | |
2005 | 1.236.466 | ▲ 24,6% | |
2006 | 1.376.383 | ▲ 11,3% | |
2007 | 1.546.476 | ▲ 12,3% | |
2008 | 1.554.000 | ▲ 0,48% | |
2009 | 1.772.424 | ▲ 14% | |
2010 | 2.348.648 | ▲ 32,5% | |
2011 | 2.522.745 | ▲ 20,9% |
Algumas fotos deste que é considerado o pior Aeroporto do Brasil em uma Capital, estamos buscando junto a colaboradores fotos e relatos das mudanças que a Infraero anda realizando neste Aeroporto.
Esperamos que os Goianos recebam de verdade em breve o novo terminal de passageiros para esta cidade tão linda.
As obras em andamento
A sobrecarga de passageiros na década de 2000 levou a Infraero a iniciar a construção de um novo terminal de embarque e desembarque. O projeto original foi elaborado em 2005, com recursos orçados em R$ 257,8 milhões, sendo posteriormente elevados para R$ 287,7 milhões. No entanto, as obras foram embargadas pelo Tribunal de Contas da União em abril de 2007 após indícios de superfaturamento. Uma nova licitação foi feita e a empreiteira paranaense PJJ Malucelli Arquitetura Ldta. foi a escolhida. O novo projeto de reforma do aeroporto irá custar R$ 3,1 milhões. No entanto, para que as obras possam continuar, a Infraero precisa resolver a pendência judicial que mantém com o consórcio formado pelas empreiteiras Via Engenharia e Odebrecht, que realizaram as obras anteriores. A empresa estatal discorda com o valor cobrado pelas empreiteiras pelas obras que elas realizaram. Não suportaria ser um dos aeroportos que vão ser usados para levar pessoas à cidades-sedes da Copa do Mundo Fifa 2014 que ocorrerá no Brasil,além de ser usado nas Olimpíadas de 2016 que ocorrerá no Rio de Janeiro e irá atrair turistas de cidades brasileiras que fazem escala em Goiânia como Porto Velho(Rondônia)porque não há voos sem escalas ao Rio de Janeiro.Esta é uma reclamação que já virou notícia do jornal local de Goiânia e região que se chama Jornal Anhanguera. E sempre o governo,tanto municipal,estadual e federal,falam que irão melhorar a situação retirando a praça e colocando o estacionamento nesta localização.
A expectativa da Infraero é, no entanto, que a construção do novo terminal fique pronta antes da Copa do Mundo FIFA de 2014 e que o Aeroporto Santa Genoveva possa ser usado como suporte para receber os torcedores irão acompanhar os jogos que acontecerão emBrasília. Segundo o presidente da Infraero, Gustavo Matos do Vale, o novo Aeroporto Santa Genoveva deve ter capacidade para atender 3,2 milhões de passageiros por ano até 2019.
Em 2010, a Infraero apresentou um projeto que prevê a instalação de obras emergenciais no atual terminal do aeroporto, como a conclusão de um Módulo Operacional Provisório (MOP), mais conhecido como "puxadinho" – anexo de 1,2 mil m² que servirá como área de embarque – além de novas vagas de estacionamento. A intenção da empresa estatal é que a capacidade do terminal passe dos atuais 600 mil para 1,2 milhão de passageiros anuais. A entrega das obras estava inicialmente prevista para novembro de 2009, mas só ocorreu em setembro de 2011. A próxima etapa de obras no aeroporto deve ser a ampliação do estacionamento.
Acidentes e incidentes
- 22 de fevereiro de 1975: Um Boeing 737-2A1 da VASP, saindo de Goiânia com destino a Brasília, foi sequestrado por um passageiro, que exigia o pagamento de um resgate. Ele acabou sendo detido pela tripulação e demais passageiros.
- 29 de setembro de 1988: Um Boeing 737-300 da VASP, fazendo a rota Confins–Rio de Janeiro, foi sequestrado por um passageiro que queria fazer um atentado contra o Palácio do Planalto. O piloto conseguiu convencer o sequestrador a aterrissar em Goiânia. O sequestrador matou uma vítima.
!!! Apaixonados pela Aviação !!!
Um comentário:
o pior aeroporto do mundo , o santa genoveva, em goiania
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