quinta-feira, 5 de abril de 2012

MELHOR AEROPORTO BRASILEIRO

BOM VAMOS POSTAR AQUI E EM TODOS OS BLOG'S DO GRUPO APAIXONADOS PELA AVIAÇÃO ESTA MATÉRIA EM QUE MOSTRAMOS OS DOIS MELHORES AEROPORTOS BRASILEIROS ADMINISTRADOS PELA INFRAERO AEROPORTOS.



HOJE CONSIDERADO O MELHOR AEROPORTO NO BRASIL, SEGUE;



AEROPORTO INTERNACIONAL DOS GUARARAPES GILBERTO FREYRE



RECIFE - PERNANBUCO



O Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre (IATA: REC, ICAO: SBRF) é o maior complexo aeroportuário do Norte-Nordeste brasileiro. Em movimentação anual de passageiros, fica atrás do Aeroporto Internacional de Salvador, sendo o segundo terminal mais movimentado da região Nordeste em voos nacionais e o sétimo do país em voos internacionais. Está localizado na zona sul do Recife, no estado brasileiro de Pernambuco.

Possui o mais moderno sítio aeroportuário do Nordeste, conforme dados da Infraero. O terminal de passageiros atual conta com uma área de 52 000 m². Recentemente foi anexada uma área adicional de 24 000 m², proveniente do antigo terminal, o que elevou a capacidade do complexo aeroportuário para 11,2 milhões de passageiros por ano. Além disso, conta com um pátio com 26 posições para aeronaves e 11 pontes de embarque, 64 balcões de check-in e 2 120 vagas de estacionamento.








De acordo com a Infraero, o Aeroporto Internacional dos Guararapes possui a maior pista de pouso e decolagem do Nordeste, com 3 305 metros. Sua extensão permite a operação de grandes aviões, como o 747-400, que comporta cerca de 350 passageiros e 62 toneladas de carga.

O aeroporto foi citado pela Revista TAM entre os cinco melhores do mundo junto com Madri (Barajas), Munique (Franz Josef Strauss), Cingapura (Changi) e Londres (Heathrow). Segundo a publicação, estes são aeroportos que fazem a viagem valer a pena antes mesmo do embarque.

O aeroporto já havia sido destaque na edição de setembro/outubro da revista inglesa Airports of The World, com uma reportagem de sete páginas.






A matéria abordou a importância do Guararapes como um possível hub nordestino, exaltou aspectos arquitetônicos do terminal de passageiros e opções compras e serviços à disposição dos usuários, além de divulgar o destino Recife para os leitores da publicação. O jornalista italiano Marco Finelli foi o autor da matéria que mostrou as belezas do aeroporto pernambucano em diversas fotos feitas por ele mesmo e outras assinadas por Carlos Pantaleão, profissional da Comunicação Social da Infraero. Informações sobre a publicação podem ser conferidas no site www.airportsworld.com.








O terminal também recebeu elogios do presidente da Infraero, que declarou sua intenção em inscrever o Aeroporto Internacional do Recife para servir como referência no Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), entidade americana que co-relaciona e compara aeroportos internacionais pela qualidade dos serviços prestados aos passageiros.



Sistema inteligente




O aeroporto possui um sistema inteligente de automação. O novo terminal de passageiros do Aeroporto do Recife iniciou suas operações em 1 de julho de 2004 conciliando o que há de mais avançado em tecnologia aeroportuária com dois tipos de preocupações





Começa pelo acesso às aeronaves. O corredor que conduz às pontes de embarque é o primeiro no país a utilizar acessos diferenciados para os passageiros que embarcam e desembarcam. Além de evitar o encontro dos dois fluxos, tornando a operação mais rápida e segura, os passageiros sempre descem uma rampa suave, não importa se para embarcar ou desembarcar, o que oferece muito mais conforto, facilitando o acesso aos portadores de necessidades especiais, que tiveram toda a atenção no novo aeroporto, com quatro balcões de check in adaptados, corredores amplos, rampas com piso antiderrapante e corrimãos, banheiros adaptados, passarelas de pedestre na altura da calçada sem necessidade de mudança de nível, entre outros itens de acessibilidade, que receberam a aprovação da Secretaria Especial de Direitos Humanos.








No aeroporto, a tecnologia foi aliada também à questão ecológica. O Aeroporto é considerado um prédio "inteligente", todo controlado por um sistema de automação que regula desde o controle dos acessos restritos ao público até a detecção de riscos de incêndio. Trata-se do Sistema Sapios, que, entre outros benefícios, traz economia de energia elétrica por otimizar a vazão do ar condicionado para os ambientes e a velocidade das escadas rolantes e esteiras de bagagens de acordo com a demanda para utilização dos equipamentos.

O aeroporto dispõe ainda de sensores de presença que evitam o gasto de energia em áreas que não estão sendo utilizadas em determinado período de tempo e relés fotoelétricos, que controlam o acionamento das lâmpadas nas áreas que dispõem de luz natural, amplamente aproveitada no projeto arquitetônico do terminal. São mais de 23 mil metros quadrados de vidros especiais para proporcionar iluminação natural, mantendo o conforto térmico do ambiente. Essa área corresponde à cobertura de quatro estádios de futebol.








Com esses dispositivos, a economia mensal do consumo de energia elétrica é de aproximadamente 20% em relação ao sistema convencional. Com a utilização do Tanque de Termoacumulação para o sistema de refrigeração, a redução no consumo mensal chegará a 30%.

A água resultante da condensação do sistema de refrigeração é reaproveitada para uso nas descargas dos vasos sanitários. O sistema de esgoto utilizado, a vácuo (EVAC), gera uma redução no consumo de água de 30%. Em vez dos 10 litros em média consumidos a cada descarga pelo sistema convencional, serão utilizados apenas 1,2 litros. O consumo mensal estimado para o novo aeroporto é de 21 400 metros cúbicos de água, uma grande redução em relação aos 30.600 metros cúbicos que seriam gastos pelo sistema convencional.

O Aeroporto dos Guararapes é o único do país que conta com uma delegacia especializada para atender o turista. Desde o início de 2005, Guararapes tem também uma delegacia de imigração da Polícia Federal, que presta serviços de emissão de passaportes.






História do aeroporto




O Aeroporto Internacional dos Guararapes tem suas raízes históricas com a Segunda Guerra Mundial, quando o único campo de pouso que o Recife dispunha era o parque do Encanta Moça, na ilha do Pina. Logo após a 2a Grande Guerra, começou a desenvolver o transporte aéreo de passageiros em todo mundo. No final da década de 1940 para início dos anos 1950, o Recife passou a Ter grande importância no tráfego aéreo em meio as aerovias do Atlântico/Sul Europa, pela sua importante posição geográfica.

Os aviões internacionais da época não tinham autonomia suficiente para fazer o percurso Europa, em voo direto a caminho do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo forçados a pousar no Recife. As acanhadas instalações do Ibura tornaram-se inadequadas, não suportando crescente demanda no setor.

No início de 1950, foi dado o pontapé inicial das obras de construção do Aeroporto internacional dos Guararapes. Em 18 de janeiro de 1958 foi inaugurado pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

A primeira aeronave brasileira a utilizar oficialmente o novo aeroporto dos Guararapes foi um DC-3 da Real Aerovias, conduzindo o presidente Juscelino. Depois das modernas instalações já concluídas, o velho edifício outrora ocupado pelo DAC passou ao domínio da FAB. Naquela ocasião, apenas a KLM tinha seu pavilhão de manutenção construído.








Os trabalhos de construção do Aeroporto dos Guararapes avançaram rapidamente. Apesar do adiantado estado da construção, os serviços tiveram de ser paralisados muitas vezes por falta de verbas.

A pista 14/32, onde mais frequentemente operavam os aviões comerciais, media cerca de 1.800 metros de comprimento por 40 de largura.

A primeira parte dos trabalhos consistia num aumento de 60 metros no final da pista, onde esperava-se para meados de outubro daquele ano (57) a conclusão dos serviços.

Até aquele mês de outubro, aguardava-se um acréscimo de 260 metros e, antes do final de 1957, mais 60, totalizando em 210 metros acrescentados.

A outra pista, de número 18/36, media mais de 1 800 metros e era destinada aos aviões comerciais internacionais e militares. Esperava-se a conclusão dos serviços de reforma dessa pista até o início do ano que viria, quando deveria medir 2 400 metros por 60 de largura. Era a principal pista do Aeroporto e talvez a de menor movimento.



Funcionários realizando mais um procedimento de vistoria



Ao ser inaugurado o novo Aeroporto Internacional dos Guararapes, voltava-se a falar nos meios aeronáuticos na vinda da Companhia Espanhola de Aviação (Iberia) bem como a Alitalia e Lufthansa. Essas companhias aguardavam apenas o término dos trabalhos de aumento da pista para operar no Recife.

A TAP foi a primeira empresa estrangeira a reiniciar as operações nos Guararapes. Durante anos, o movimento se compunha quase que exclusivamente de frequências domésticas e da linha Recife/Lisboa.

A empresa britânica British Caledonian entrou no mercado a partir de 1972. A IBERIA também fez uma breve tentativa de se restabelecer na Região em meados de 1970, abandonando pouco tempo depois. O aeroporto já não oferecia condições para o tráfego dos novos aviões – de grande porte e fuselagem larga (Wide Body).

O aeroporto dos Guararapes conheceu um período de retrocesso em movimento, bem como a diminuição de passageiros e cargas. O movimento doméstico, contudo, cresceu bastante, constituido-se em quase 100% de sua totalidade, após o abandono das companhias internacionais. Daí então, o Recife passou a ser ligado diretamente com a Europa.

Em 1979, precisamente em 24 de janeiro, foi celebrado um convênio entre Ministério da Aeronáutica e Estado de Pernambuco, com a intervenção da Infraero, para desenvolvimento de projetos e execução de obras de reforma.



Vinte e quatro anos após a sua inauguração, a pista foi ampliada e o prédio, totalmente reformulado, vindo a ser inaugurado em 1982, com a presença do presidente João Batista Figueiredo.

Depois da reforma, o aeroporto teve sua capacidade bastante superior à antiga, possibilitando o pouso e decolagem de aviões de grande porte, facilitando assim um maior tráfego aéreo internacional.

A partir daí, o setor turístico de Pernambuco tornou-se portão de entrada e saída para a Europa e Ásia. A duplicação do fluxo de sua capacidade representa um aumento no movimento hoteleiro e sobretudo nas atividades comerciais do Estado.

Em 1990, o Guararapes sofreu novas modificações, tornado-o mais moderno e confortável. O local ganhou novos balcões de check-in; o saguão público foi climatizado; foi instalada uma sala vip e implantadas novas esteiras de recolhimento de bagagens. Os banheiros ficaram mais amplos e órgãos como a Polícia Federal e Alfândega ganharam alojamento exclusivo. O aeroporto ainda oferece 30 lojas comerciais e as salas de embarque e desembarque foram priorizadas.




Companhias Aéreas



Nacional


Internacionais Regulares



Internacionais Charters



Cargas


* Escalas Técnicas

Aviões usados pelas companhias

Nacionais


Companhias Aeronaves
Brasil Avianca Airbus A318, Airbus A320 e Fokker 100(F-28-100).
Brasil Azul Embraer 190, Embraer 195.
Brasil Gol Boeing 737-700, Boeing 737-800.
Brasil NOAR LET L-410.
Brasil TAM Airbus A319, Airbus A320-200, Airbus A321, Airbus A330-200.
Brasil TRIP ATR-72-500, Embraer 175, Embraer 190.
Brasil Varig Boeing 737-700, Boeing 737-800, Boeing 767-200ER, Boeing 767-300ER.
Brasil Webjet Boeing 737-300, Boeing 737-800.
Brasil WhiteJets Airbus A320,Airbus a310.
.

Internacionais Regulares


Companhias Aeronaves
Estados Unidos American Airlines Boeing 757-200ER WL
Alemanha Condor Boeing 767-300ER WL
Panamá Copa Airlines Boeing 737-700
Portugal TAP Portugal Airbus A330-200

Internacionais Charters


Companhias Aeronaves
Bolívia Boliviana de Aviación Boeing 737-300
Argentina Leal Lineas Aéreas. MD-83 e MD-87
Angola TAAG Boeing 777-200
Brasil TAM A330-200

Cargas


Companhias Aeronaves
Brasil ABSA Boeing 767-300ERF.
Brasil Air Brasil Boeing 727-200F
Luxemburgo Cargolux Boeing 747-400F.
Brasil RIO Linhas Aéreas Boeing 727-200F.
Brasil Varig Log Boeing 727-200, Boeing 737-400F.
Rússia Volga Dnepr Airlines Antonov An-124-100.





Movimento de passageiros
Ano Movimento (Passageiros) %
2003 2 733 424 ---
2004 3 173 672 + 16,1%
2005 3 604 652 + 13,5%
2006 3 953 845 + 9,6%
2007 4 188 081 + 5,9%
2008 4 679 457 + 11,7%
2009 5 250 565 + 12,2%
2010 5 933 137 + 12,9%
2011 6 360 868 + 7,2%



Chegadas de turistas por Recife, por via aérea, segundo países de residência permanente


Rank País Passageiros
1 Portugal 16.757
2 Itália 10.830
3 Argentina 8.217
4 Alemanha 6.652
5 Estados Unidos 4.904
6 França 4.011
7 Suíça 3.243
8 Espanha 3.027
9 Inglaterra 2.682
10 Finlândia 2.293
11 Países Baixos 1.446
12 Suécia 1.429
13 Noruega 1.296
14 Bélgica 823
15 Áustria 745

Atentado no aeroporto



Em 25 de Julho de 1966 ocorreu, no Brasil, o primeiro ato terrorista com consequências sérias. Uma bomba explodiu no saguão do Aeroporto Internacional do Recife matando Edson Régis de Carvalho (jornalista - PE) e Nelson Gomes Fernandes (almirante - PE). Outras 13 pessoas foram feridas na explosão. Esse atentado ficou conhecido como Atendado Terrorista de Guararapes.








O aeroporto



Complexo aeroportuário

Sítio aeroportuário

  • Área: 3 888 457,41 m²

Pátio das aeronaves

  • Área: 139 616 m²

Terminal de passageiros

  • Área: 52 000 m²

Estacionamento

  • Capacidade: 2 120 vagas

Balcões de check-in

  • Número: 64

Estacionamento de aeronaves

  • 26 posições / 11 pontes de embarque

Acidentes



  • Aeronave Douglas DC-7C,prefixo: PP-PDO da Panair do Brasil em 1 de Novembro de 1961.A aeronave pocedente de Lisboa via Ilha do Sal fazia a aproximaçãoem boa visibilidade. A tripulação aparentemente realizada uma entrada direta para a "perna base", voando muito baixo e fora do padrão de tráfego regular, apesar do fato de que o piloto havia relatado.O avião atingiu uma colina de 84 m de altura e rompeu-se. Dos 88 ocupantes, 45 (entre passageiros e tripulação) perderam a vida.

    Causa provável: "O acidente foi causado por erro do piloto, a avaliação incorreta, ou seja, da distância, um vôo não-padrão de tráfego padrão de noite e não respeitaram a altitude minima durante a aproximação final.
    A causa de contribuição foi a noite indevida marcação de obstáculos ao longo do trajeto de aproximação para pista 15.
    • Aeronave Boeing 727-100 prefixo PP-VLH da Varig em 11 de setembro de 1974. A aeronave, em voo procedente de Maceió, varou a cabeceira da pista, devido a uma impossibilidade de desacelerar após o pouso, destruindo o muro do aeroporto até parar na rua em frente à pista. A aeronave chegou a ser recuperada e voltou a voar em dezembro do mesmo ano.
    • Aeronave Embraer EMB 110 Bandeirante prefixo PT-SCU da Nordeste Linhas Aereas em 11 de Novembro de 1991. sai do aeroporto e cai numa praça do bairro do IPSEP, no Recife, matando todos seus 15 ocupantes (12 passageiros e 3 tripulantes), além de uma criança e um aposentado que estavam na praça. O avião seguia do Recife para Salvador e a causa do desastre teria sido falha do motor na decolagem.
    Causa provável: "Segundo testemunhas posicionadas próximas à pista, durante a corrida de decolagem, estando a aeronave ainda no solo, houve dois estalos no motor direito com presença instantânea de fogo. A aeronave percorreu, aproximadamente, 900 metros de pista para iniciar a rotação. Durante o primeiro segmento, ocorreu o colapso total do citado motor, caracterizado por um terceiro estalo – este mais forte que os anteriores – e emissão de material em fusão, o qual provocou um início de incêndio ainda na área interna do aeroporto, próximo ao muro de limite (SIC). Durante esta fase de vôo, a aeronave manteve-se aproximadamente a 30 metros de altura, ao mesmo tempo em que guinava à direita com as asas niveladas.Fora do eixo de decolagem e aproximadamente 30 segundos após a pista, a aeronave colidiu com duas residências, caindo a seguir em uma praça pública da Vila IPSEP.Na queda houve forte explosão e fogo, tendo todos os seus ocupantes falecido, bem como duas pessoas que se encontravam no local .
    • Aeronave LET L-410 prefixo PR-NOB da NOAR em 13 de julho de 2011. Aeronave caiu e explodiu em um terreno próximo à praia logo após a decolagem. 16 pessoas (14 passageiros e 2 tripulantes) estavam a borbo do voo 4896 que iria para Mossoró com escala em Natal.


    Hoje o Aeroporto Internacional do Recife é considerado um dos melhores aeroportos do Brasil, não só pela estrutura física, que oferece vários fast food 24h, bancos 24h, com uma estação de metrô à poucos metros do Aeroporto e com um projeto em estudo para ligação através de uma ponte lingando metrô/aeroporto, entre outros. Entre todos os Aeroportos Brasileiros administrados pela Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária INFRAERO, o do Recife é considerado o melhor, em administração, estrutura fisíca entre outros.

    Agradecimentos

    Colaborador Eduardo Borges
    Colaboradora Rafaela Souza

    Texto retirado do wikipedia.com
  • Um comentário:

    Pedro disse...

    Atualmente o melhor aeroporto do Brasil.