domingo, 10 de abril de 2011

Alguns acidentes aéreos em Goiânia

Um avião da TAM retornou ao aeroporto de Santa Genoveva, em Goiânia (GO), na tarde desta sexta-feira (12), pouco tempo após a decolagem após atingir um pássaro. As informações são do Batalhão do Corpo de Bombeiros do aeroporto, que foi acionado para atender a ocorrência.

O Airbus A320-200 decolou às 13h44 e tinha como destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo (voo JJ-3463). No entanto, pouco tempo depois, o piloto relatou que iria retornar à Goiânia porque atingiu um pássaro, que teria entrado na turbina.

Todos os órgãos de segurança foram acionados, inclusive ambulâncias, mas, conforme os bombeiros, nada foi utilizado. Às 14h30, o avião pousou com segurança.

A aeronave teve o motor esquerdo danificado.

Os 174 passageiros da aeronave seguirão rumo a Congonhas em outro avião. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) não divulgou mais detalhes sobre o incidente.

Procurada pelo iG, a TAM disse que ainda estava investigando as circunstâncias do incidente e não se pronunciou sobre o assunto.

Fontes: iG / O Globo







OCEANAIR SOFRE PANE EM GOIÂNIA


Passageiros da companhia OceanAir passaram momentos de apreensão ontem à tarde no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Ao todo, 25 pessoas embarcaram no vôo 6121, que saiu de Brasília (DF), fez escala em Goiânia e que tinha como destino final o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). A decolagem do Aeroporto Santa Genoveva estava prevista para as 13 horas, mas foi abortada com a aeronave ainda em solo, quando o comandante detectou um problema no motor esquerdo do avião. Este é o segundo incidente envolvendo a companhia OceanAir em Goiânia em menos de três meses.

Segundo informou, por telefone, a assessoria de Comunicação da empresa, localizada em São Paulo (SP), a aeronave, um Fokker 100 (MK-28), apresentou um defeito no "start do motor esquerdo, que travou", conforme explicou a assessoria, o que impediu a decolagem.

Todos os 25 passageiros foram reacomodados no vôo1985, da Gol, que partiu 2h45 mais tarde, às 15h45. A aeronave pousou no aeroporto de Guarulhos às 17 horas. A assessoria de Comunicação da OceanAir não soube informar ao Popular se, no momento em que o problema no motor foi detectado, o piloto já havia iniciado os procedimentos para a decolagem.

O Fokker 100 (MK-28) permaneceu no pátio do Aeroporto Santa Genoveva para reparo. Somente após a troca da peça com defeito e a realização de testes para confirmar que o problema foi solucionado, a OceanAir voltará a operar com o aparelho. O Popular entrou em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Goiânia e em Brasília, mas até a conclusão desta edição, não obteve informações detalhadas sobre o ocorrido com a aeronave.

No dia 16 de março deste ano, um avião da OceanAir com o mesmo modelo da que registrou o defeito ontem, em Goiânia, também sofreu uma pane na turbina esquerda no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ). Neste caso, os passageiros, que viajariam com destino a Brasília, foram removidos da aeronave para que houvesse reparo do defeito. Eles decolaram, no mesmo avião, cerca de 1 hora depois.

Fonte: Deire Assis (O Popular - GO)







AVIÃO É INVADIDO POR FUMAÇA, DIZEM PASSAGEIROS 







Passageiros reclamam de diversos problemas em viagem entre Fortaleza e Cuiabá. Comandante admite que houve 'problemas técnicos' em Goiânia.


Passageiros de um vôo entre Fortaleza e Cuiabá reclamam que a viagem já dura quase dois dias. Eles dizem que saíram da capital do Ceará na segunda-feira (7). A decolagem teria sido remarcada quatro vezes e teria atrasado seis horas.


Na escala em Brasília, eles afirmam que também sofreram com atrasos.


Na madrugada desta quarta-feira (9), o avião parou em Goiânia, e os passageiros reclamam que ele foi invadido por fumaça, acompanhada de cheiro forte de gás. Algumas pessoas dizem que passaram mal.

Horas depois da aterrissagem, funcionários da companhia ainda estavam dentro do avião. E os passageiros tentavam entender o que havia acontecido.


O comandante reconheceu que o avião teve "problemas técnicos".


Os passageiros foram encaminhados a hotéis da cidade. Nesta manhã, eles continuam em Goiânia, esperando um novo vôo.


Ao G1, a assessoria de imprensa da companhia aérea disse que está apurando o fato.


Fonte: G1






 Um avião da Gol teve problemas na decolagem no aeroporto Santa Genoveva, de Goiânia. O vôo tinha como destino o aeroporto internacional de Guarulhos 

 A aeronave seguia já em alta velocidade e estava no meio da pista de 2.200 metros, quando o piloto percebeu um aviso luminoso de problema hidráulico. Os passageiros que estavam a bordo disseram que o avião freou bruscamente e chegou a derrapar antes de parar totalmente, já quase no limite da pista. Segundo relatos, o bico do avião já não estava mais no solo na hora que o comandante abortou a decolagem, o que teria levado o avião a quicar na pista.
Por causa do incidente, confirmado pela Gol, o aeroporto de Goiânia teve pousos e decolagens suspensos por dez minutos. A Gol emitiu comunicado dizendo que todos os passageiros receberam assistência e foram reacomodados em outros vôos da malha aérea da empresa. O Boeing foi para manutenção. O vôo deveria ter saído de Goiás às 14h e chegado em São Paulo às 15h30.





Boeing 737-200 Varig


No dia 16 de setembro um Boeing 737-200 da Varig, prefixo PP-CJN sofreu um acidente ao pousar no Aeroporto de Goiânia (GYN). O vôo vinha de São Paulo e tinha como destino final Manaus. Abordo da aeronaves havia 62 passageiros e 5 tripulantes, dos quais apenas 2 passageiros tiveram ferimentos leves.
O acidente fez com que o Aeroporto Santa Genoveva ficasse fechado para pousos e decolagens. Durante a tarde a pista auxiliar foi liberada para a decolagem de 5 aeronaves que estavam no aeroporto, dentre elas um Boeing 737-200 da Vasp que estava aguardando autorização para voar para São Paulo. Mas no final da tarde a pista voltou a ser interditada por não ofere
cer condições para pousos noturnos. Mais de 18 vôos ficaram prejudicados no período de mais de 18 horas de interdição do terminal.




Obs: Hoje em Goiânia a antiga Oceanair atual Avianca, não opera no Santa Genoveva. (Infelizmente)

Nenhum comentário: