terça-feira, 17 de maio de 2011

AEROPORTO REGIONAL DE CALDAS NOVAS - GOIÁS

O Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, fica na cidade de Caldas Novas no Estado de Goiás - Brasil.


O município é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20° a 60°. A principal fonte de renda do município é o turismo. Na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas.
A estrutura da cidade conta com hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates e bares. Uma outra grande atração de Caldas Novas é o ecoturismo, vez que a cidade encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas.

A 168km da Capital de Goiás (Goiânia) Caldas Novas hoje tem o melhor Terminal de Passageiros do Interior do Estado, ganhando até o da Capital Santa Genoveva.



Com 75.000 passageiros transportados em 2006 de lá pra cá o numero de Pax no aeroporto tem aumentado a cada final de semana com os voos fretados, começou com voos da TAM aos Sábados e Domingos procedentes de São Paulo, hoje temos operando em Caldas Novas durante toda semana e principalmente nos finais de semana;


Azul Brazilian Airlines
Tam Linhas Aéreas
Gol Linhas Aéreas
WhiteJets Airways

Todos os voos fretados procedentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Buenos Aires, Campinas e Salvador.

Suas coordenadas são as seguintes: 17°43'31.00"S de latitude e 48°36'38.00"W de longitude. Possui uma pista de 2100 x 30m de asfalto, opera visual e IFR noturno e diurno, NDB e GPS(GNSS).

Pistas 01
Cabeceiras
Comprimento
Superfície

09/27
2 100 m (6 890 ft)
Asfalto

Administração atual: Prefeitura de Caldas Novas - GO
IATA: CLV - ICAO: SBCN
Inauguração: Outubro de 2002
Capacidade Anual: 100.000 Pax


Novidades

Em muito breve será autorizado pela Anac voos comerciais para o Aeroporto, procedentes de São Paulo. Infelizmente os voos partindo de Goiânia para Caldas Novas todos foram negados pelo motivo de infraestrutura do Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia, o interesse das companhias aéreas em operar com voos diários para Caldas Novas é grande, mas falta iniciativa da parte do governador do Estado e das Administradoras.



A Azul Brazilian Airlines, Passaredo Linhas Aéreas, Trip Linhas Aéreas já fizeram os pedidos junto a Hotran/Anac para operar em Caldas novas, mas todos os pedidos estão com restrição ou em análise.

Por causa das péssimas condições aeroportuárias em Goiânia as companhias aereas estão solicitando voos partindo de outras cidades como:
Campinas - SP
Rio de Janeiro - SP
Belo Horizonte - MG
Brasília - DF

Alguns meses atrás a Azul Brazilian Airlines divulgou um mapa aonde confirma a intenção de operar com os ATR procedente de São Paulo.


A Equipe do Aviação em Gyn e no Mundo torce para que as autoridades do Estado de Goiás agilizem com os pedidos das companhias aereas para que as obras do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia seja retomada URGENTE para que as cidades do interior do estado de Goiás se desenvolva junto com o Interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom, acho que vocês tem que pesquisar um pouco mais antes de dar as informações. Este mapa de rotas que fala que é da Azul é só "achismo" nada aí é certeza. Somente a Azul solicitou voo regular para CLV, Passaredo solicitou para Catalão e a TRIP nao solicitou nenhum voo para o interior de Goiás mantendo somente o voo para RVD. O voo da Azul para CLV nao foi aprovado devido falta do PLE do Aeroporto que está em processo de conclusão. Apesar da infraestrutura sucateada de GYN, este voo foi negado por problemas em CLV.

Unknown disse...

RESPOSTA

Nossos moderadores, buscam sempre informações verdadeiras diretamente das companhias aéreas em suas sedes e não nas bases de cada cidade com gerentes, agentes de aeroporto, auxiliares de rampa, todas as informações prestadas aqui no blog foram recebidas via e-mail das proprias companhias direcionada ao nosso blog, o Aviação em Gyn e no Mundo tem em primeiro lugar responsabilidade com o que é informado aqui no site para nossos leitores e colaboradores, estamos aqui para ajudar, informar, solucionar, mobilizar para que o mesmo não fique no mesmo e sim que seja diferente. Informações, criticas e outros devem ser direcionados ao nosso e-mail de contato, estamos fazendo nosso trabalho de acordo com o que recebemos das companhias parceiras do Aviação em Gyn e no Mundo.

aviacaoemgyn@live.com

CMTE Jorge Toledo disse...

As informações sobre caldas procedem.

No ano de 2009 foi solicitado junto a anac pedidos de voos da Passaredo, Trip e Gol, mas todos recusados.

Anônimo disse...

o blog tem razao! e parabens pela materia..ja o anonimo acima eh quem deveria se informar antes de despejar um monte de asneiras..

Anônimo disse...

Somente consultem o site da ANAC e vocês verão se houve ou não os pedidos.