sábado, 29 de outubro de 2011

NOVO MODULO OPERACIONAL EM SBGO


O puxadinho que ampliou a sala de embarque do Aeroporto Santa Genoveva foi inaugurado ontem, com dois anos de atraso e seis adiamentos em relação ao cronograma anunciado inicialmente pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Já o novo terminal não sai do papel antes de 2013 ( leia texto nesta página ).

Com a conclusão do puxadinho, a ampliação do estacionamento, que tem 279 vagas, inicialmente anunciada para ser feita junto com a nova e provisória sala de embarque, promete ser a novela da vez: o superintendente da Infraero, André Luís Marque de Barros, anunciou que a ordem de serviço para a obra, que terá prazo de 120 dias para execução, seria assinada ontem.

O módulo operacional provisório, apelidado de puxadinho, ampliou de 600 para 1,2 mil metros quadrados a sala de embarque do aeroporto, o que, segundo a Infraero, permitirá o embarque em quatro voos simultaneamente, mas não veio acompanhado de outras melhorias. A sala de desembarque permanece a mesa, com apenas duas esteiras rolantes para entrega de bagagem. O embarque é feito ao ar livre - aumentou a distância a ser percorrida até as aeronaves - e não há previsão de retomada das obras do novo terminal de passageiros.

A Infraero e o consórcio formado pelas empresas Odebrecht e Via Engenharia, responsável pelas obras da nova pista e do novo terminal de passageiros, interrompidas em 2007, chegaram a um acordo, no mês passado, sobre valores a serem pagos pelo que foi executado da obra, disputa que motivou várias ações na Justiça. O POPULAR procurou, na semana passada, a Infraero e o Tribunal de Contas da União (TCU), que precisa aprovar o acordo. A informação da estatal foi de que o documento ainda está sendo formatado.





A lentidão e a burocracia marcam a novela das obras do aeroporto. O puxadinho estava pronto há cerca de um mês, conforme O POPULAR mostrou, no dia 28 do mês passado, mas sua entrega foi programada para o aniversário da cidade, comemorado ontem. Segundo a Infraero, faltava a liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável pela homologação, depois de constatar que a obra estava em conformidade com as normas, instruções, coordenação e controle de autoridade aeronáutica brasileira.

Ontem, o diretor de engenharia da Infraero, Jaime Parreira, e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, presente à inauguração, chegaram a dizer que a entrega do módulo provisório estava adiantada e que a previsão anterior era de que ele só ficasse pronto em novembro. "Conseguimos que a Anac antecipasse a liberação", disse Parreira. O superintendente da Infraero informou que a Anac fez a vistoria na semana passada, mas não soube precisar a data. Procurada, a assessoria de imprensa da Anac não respondeu quando foi feita a homologação do puxadinho.

A obra custou R$ 2,5 milhões. Além de vários e consecutivos atrasos para seu início, ela foi interrompida em dezembro do ano passado, quando a empresa vencedora da licitação interrompeu o contrato. A realização de nova concorrência atrasou ainda mais o processo.





A inauguração do puxadinho foi às 7 horas, horário de grande movimentação no aeroporto. O novo espaço já estava funcionando desde o início da manhã e a solenidade passou quase desapercebida pelos passageiros. Houve apenas o descerramento de uma pequena faixa em frente a uma das esteiras de raio-x, seguida de uma volta das autoridades pelo local. Não durou mais que 10 minutos.



Veiculo usado para o transporte dos passageiros, vale ressaltar que estes veículos são péssimos  ainda mais quando se tem bagagem de mão.


TÁ TUDO BEM, TUDO MUITO BONITO O MODULO OPERACIONAL, RESOLVEU UM POUCO SIM A SITUAÇÃO DO SANTA GENOVEVA MAIS A INFRAERO SIMPLESMENTE SE PREOCUPOU MAIS COM A SALA DE EMBARQUE PORQUE PARA A INFRAERO SÓ INTERESSA OS CLIENTES QUE EMBARCAM POIS SÃO OBRIGADOS A PAGAR A TAXA DE EMBARQUE E ESQUECERAM DOS QUE DESEMBARCAM EM GOIÂNIA E A SALA DE DESEMBARQUE? CONTINUA COM 3 ESTEIRAS? ESPAÇO ZERO? 


!!! Apaixonados pela Aviação !!!

5 comentários:

Leonardo R.S disse...

e tao basico ke um passageiro com bagagens vai ter dificuldades e incovenientes p/ embarcar nesses bus!!
com qual coragem a infraero traz esses microbus??
infraero, me diz como nao se envergonhar diante isso?

Paulo Ricardo disse...

Sinceramente SBGO tem que ser privatizado urgente... chega de inframerda

Anônimo disse...

realmente anda faltand vergonha na cara... sbgo é o fim

Anônimo disse...

Caraca meu esse modulo ficou até bonitinho só que nada haver com a bela Goiânia.

Anônimo disse...

Aeroporto Santa Genveva precisa ser privatizado]