terça-feira, 17 de maio de 2011

AEROPORTO REGIONAL DE CALDAS NOVAS - GOIÁS

O Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, fica na cidade de Caldas Novas no Estado de Goiás - Brasil.


O município é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20° a 60°. A principal fonte de renda do município é o turismo. Na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas.
A estrutura da cidade conta com hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates e bares. Uma outra grande atração de Caldas Novas é o ecoturismo, vez que a cidade encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas.

A 168km da Capital de Goiás (Goiânia) Caldas Novas hoje tem o melhor Terminal de Passageiros do Interior do Estado, ganhando até o da Capital Santa Genoveva.



Com 75.000 passageiros transportados em 2006 de lá pra cá o numero de Pax no aeroporto tem aumentado a cada final de semana com os voos fretados, começou com voos da TAM aos Sábados e Domingos procedentes de São Paulo, hoje temos operando em Caldas Novas durante toda semana e principalmente nos finais de semana;


Azul Brazilian Airlines
Tam Linhas Aéreas
Gol Linhas Aéreas
WhiteJets Airways

Todos os voos fretados procedentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Buenos Aires, Campinas e Salvador.

Suas coordenadas são as seguintes: 17°43'31.00"S de latitude e 48°36'38.00"W de longitude. Possui uma pista de 2100 x 30m de asfalto, opera visual e IFR noturno e diurno, NDB e GPS(GNSS).

Pistas 01
Cabeceiras
Comprimento
Superfície

09/27
2 100 m (6 890 ft)
Asfalto

Administração atual: Prefeitura de Caldas Novas - GO
IATA: CLV - ICAO: SBCN
Inauguração: Outubro de 2002
Capacidade Anual: 100.000 Pax


Novidades

Em muito breve será autorizado pela Anac voos comerciais para o Aeroporto, procedentes de São Paulo. Infelizmente os voos partindo de Goiânia para Caldas Novas todos foram negados pelo motivo de infraestrutura do Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia, o interesse das companhias aéreas em operar com voos diários para Caldas Novas é grande, mas falta iniciativa da parte do governador do Estado e das Administradoras.



A Azul Brazilian Airlines, Passaredo Linhas Aéreas, Trip Linhas Aéreas já fizeram os pedidos junto a Hotran/Anac para operar em Caldas novas, mas todos os pedidos estão com restrição ou em análise.

Por causa das péssimas condições aeroportuárias em Goiânia as companhias aereas estão solicitando voos partindo de outras cidades como:
Campinas - SP
Rio de Janeiro - SP
Belo Horizonte - MG
Brasília - DF

Alguns meses atrás a Azul Brazilian Airlines divulgou um mapa aonde confirma a intenção de operar com os ATR procedente de São Paulo.


A Equipe do Aviação em Gyn e no Mundo torce para que as autoridades do Estado de Goiás agilizem com os pedidos das companhias aereas para que as obras do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia seja retomada URGENTE para que as cidades do interior do estado de Goiás se desenvolva junto com o Interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

AEROPORTO SANTA GENOVEVA - GOIÂNIA

O Governador do Estado de Goías, Marconi Perillo se encontrou com o Presidente da Infraero, Gustavo do Vale, nesta Segunda-Feira em Brasília para discutir algumas mudanças para o projeto do novo Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia - Goiás. 
As mudanças mais significativas no Santa Genoveva são: 
Aumentar de 5 pontes de embarque para 12.
Aumentar a pista sobre a BR-153 entrando no terreno da Embrapa.

São duas medidas cabíveis de resultados positivos para o Governo e principalmente para os usuários e companhias aereas, pois o Governo Estadual já obteve um sinal positivo da Embrapa  proprietária do terreno ao lado (após) a BR-153, para a venda da parte do terreno necessário. 
Essas medidas aumentariam a capacidade de passageiros e aeronaves por ano, possibilitando a Goiânia receber novos voos e novos investimentos por parte das companhias aéreas, como as instalações da Base Sede da Passaredo Linhas Aéreas e do HUB da Azul Brazilian Airlines.


Modulo Operacional deve ser entregue em Setembro

O Modulo Operacional do Aeroporto Santa Genoveva,  deve ser entregue em 15 de setembro de 2011. 
Essa é a data "PREVISTA" de acordo com o cronograma entregue pela Infraero para o Governador Marconi Perillo. Para ser cumprido este prazo, as obras devem ser iniciadas até o meio de junho, pois até agora nenhuma movimentação no aeroporto de operarios somente a organização do mesmo para que seja feita os reparos da estrutura já instalada.

BOEING

Boeing entrega dois aviões-tanque para a Força Aérea Italiana

A Boieng entregou dois aviões KC-767 Tanker para a Força Aérea Italiana nesta terça-feira, durante evento público, em Roma 
As aeronaves têm como principais características o transporte de cargas e passageiros
O modelo KC-767 Tanker é muito utilizado em ajudas humanitárias
A Boieng está construindo quatro modelos do avião, que substituirão os B-707T, atualmente utilizados pelos militares italianos
Desde que foram entregues, as duas aeronaves estão participando de treinamento de reabastecimento aéreo com tripulações
Há um desejo das duas partes (Boeing e Força Aérea Italiana) de fechar um acordo para a entrega de mais dois modelos iguais
A Força Aérea do Japão já conta com quatro KC-767 Tanker

 A Boieng entregou dois aviões KC-767 Tanker para a Força Aérea Italiana nesta terça-feira, durante evento público, em Roma. As aeronaves têm como principais características o transporte de cargas e passageiros, sendo muito usado em ajudas humanitárias. A Boieng está construindo quatro modelos do avião, que substituirão os B-707T, atualmente utilizados pelos militares italianos.Desde que foram entregues, as duas aeronaves estão participando de treinamento de reabastecimento aéreo com tripulações. A Itália quer antecipar a entrega do terceiro avião já para o verão europeu no meio do ano. A Força Aérea do Japão já conta com quatro KC-767 Tanker.

Aeroportos de Guarulhos e Brasília vão ganhar comitê de gestão

Até o final de junho os aeroportos de Guarulhos e Brasília terão um comitê com representantes da Infraero, Anac, Polícia Federal, Polícia Civil e Receita Federal, além de funcionários das companhias aéreas.


GRU

O grupo vai atuar nas salas de gestão segundo informou o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. A ideia é monitorar as operações e serviços como ampliação de postos para controle de passaportes, entre outros.

BSB

TAM ANUNCIA MAIS DUAS ROTAS INTERNACIONAIS

Durante a manhã de hoje (16/05) o presidente da Tam, Líbano Barroso, e Marco Bologna, presidente da holding Tam S/A, comentaram os resultados da companhia no primeiro trimestre de 2011. Na ocasião, Barroso anunciou a expansão das rotas internacionais da Tam no segundo semestre de 2011, quando a companhia passará a contar com a sua segunda frequência diária para Orlando, nos Estados Unidos, e inaugurará um voo direto para a Cidade do México.

"Estamos buscando novas rotas internacionais onde haja grande demanda para as nossas operações. Mostra disso, é que no primeiro semestre já aumentamos nossas frequências no Rio de Janeiro para Nova York, Londres e Frankfurt. Agora estamos anunciando essas novas duas que serão iniciadas no decorrer do segundo semestre", disse Barroso.

As duas rotas sairão de Guarulhos (SP) e serão operadas por aeronaves Airbus A330 com capacidade para 223 passageiros em três classes. De acordo com o gerente de Vendas Internacionais da companhia, José Roberto Pereira, o voo para Orlando começa a ser operado já para a alta temporada de julho como adicional, como ocorreu nos últimos anos. No entanto, desta vez ele irá permanecer. "No caso da Cidade do México, estamos em fase de preparação, com o processo de busca de autorizações com as autoridades competentes. Normalmente isso demora em torno de seis meses", revelou.

Ainda sobre os resultados do primeiro trimestre de 2011, Barroso ressaltou que a ocupação nos voos internacionais da companhia teve chegou a 80%, contra 77% no mesmo período do mesmo período do ano passado. Outro dado revelado hoje são os resultados do primeiro ano após o ingresso da companhia na Star Alliance, que foi completado no último dia 13 de maio. "Desde o ingresso na Star Alliance, tivemos um aumento de 63% no número de passageiros transportados com os bilhetes gerados pelas companhias parceiras da aliança", afirmou. "As receitas adicionais superaram os US$ 60 milhões, que era a nossa previsão inicial", completou.

ENTRETENIMENTO WI-FI GOL/VARIG

Alguns aviões já estão com Wi-Fi e a GOL está em fase final de testes para oferecer um sistema de internet sem fio em seus voos para destinos nacionais e internacionais. A empresa faz mistério sobre os detalhes, mas confirmou que em breve os clientes terão uma opção de entretenimento “inovadora” em suas aeronaves.


A rede sem fio já está disponível em alguns aviões. Nosso leitor Diogo Germano Cheminski relatou que ontem (15/05) voou de Brasília a Curitiba com a empresa e conseguiu captar o sinal com seu laptop.
“Liguei meu notebook e percebi que havia sinal de Wi-fi. Chamei o comissário e ele me informou que nos próximos dias a GOL estará disponibilizando internet aos passageiros durante o voo. Infelizmente ainda estava em fase de testes e não pude desfrutar do serviço, mas acredito que dentro de pouco tempo teremos serviços de aviação com uma qualidade próxima da qualidade dos países do exterior”
“A GOL informa que está trabalhando numa solução inovadora de entretenimento de bordo, porém ainda não pode adiantar detalhes”


Os rumores em torno do assunto apontam duas possibilidades. A primeira  é que a empresa realmente disponibilizaria acesso à Internet aos passageiros pelo sistema, provavelmente com a cobrança de uma taxa pelo uso. A segunda é que o serviço não daria acesso à rede mundial, mas sim a um conteúdo de entretenimento produzido pela GOL(ou parceiros) para ser acessado durante o voo.
Ainda sobre o tema o Blog do iPhone publicou relato de seus leitores sobre a rede sem fio e a presença de tomadas e portas USB e ethernet em aviões que fazem rotas internacionais.
Resta aguardarmos o anúncio oficial da empresa para conhecermos o funcionamento e detalhes do novo sistema, mas é certo que será um grande avanço para os passageiros em termos de conforto.
É bom lembrar que a Azul Brazilian Airlines S/A também se prepara para liberar TV ao vivo (semelhante à SKY) em todos os seus aviões com telas de LCD individuais e Avianca já tem um sistema de entretenimento muito bom nos seus Airbus.

 Créditos: MELHORES DESTINOS

TAM admite atraso na fusão com a LAN por entraves no Chile

Presidente da TAM diz que negócio não sai antes do fim do ano; motivo é audiência pedida por associação de consumidores chilenos

A TAM revisou seu prazo para a conclusão da sua fusão com a companhia aérea chilena LAN. A empresa esperava receber as aprovações das autoridades brasileiras e chilenas de seis a nove meses após a assinatura do acordo. O pedido de realização de uma audiência pública para esclarecer o negócio, feito por uma associação de consumidores chilena, fará com que o processo se alongue.
“Houve uma revisão de prazo por conta da audiência pública no Chile”, afirmou ao iG o presidente do grupo TAM, Marco Antonio Bologna. A expectativa dele é que as empresas conseguirão as autorizações, mas não antes do fim deste ano.
O primeiro percalço do negócio ocorreu no dia 28 de janeiro, quando o Tribunal de Defesa da Livre Concorrência (TLDC) aceitou o pedido da Corporação Nacional de Consumidores e Usuários do Chile (Conadecus) de investigar os impactos da fusão de TAM e LAN.
A decisão foi feita um dia após a apresentação de um acordo feito pelas empresas com a Fiscalía Nacional Económica (FNE), outro órgão de regulação econômica.
O TLDC não determinou a alteração do acordo, mas agendou uma audiência pública para discutir questões concorrenciais da fusão. O encontro será no próximo dia 26.
Após a audiência, o tribunal terá 45 dias para dar um parecer sobre a fusão. O órgão pode vetar o negócio ou definir ações para mitigar os efeitos da concorrência. “Estamos confiantes que será aprovada a continuidade das negociações dentro de condições que serão determinadas”, diz Bologna.
 
No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a continuidade do negócio em março. A fusão ainda terá que ser analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Enquanto não recebem o aval para fusão, TAM e LAN não podem aproveitar as sinergias da operação.
“Não podemos integrar nada. O que temos em vigor são os acordos de code share (compartilhamento de voo) firmados em 2008”, diz Bologna.
Concentração de mercado

A união de TAM com LAN foi desenhada para enfrentar um cenário de consolidação no setor aéreo global. “Foi dentro dessa visão que fechamos o negócio. Queremos que a Latam seja um dos dez grupos aéreos que restarão”, diz Bologna.

Mas, para aprovar a fusão, é preciso do aval de órgãos de defesa da concorrência, cujo objetivo é justamente garantir a competição entre as empresas.
As autoridades chilenas entendem a fusão entre LAN e TAM poderá trazer sobreposição de voos de Santiago para Milão, Frankfurt, São Paulo, Assunção e Rio de Janeiro, rotas operadas por ambas as empresas, segundo informações do jornal chileno “Diario Financiero”.
O mercado chileno é marcado por uma concentração forte da LAN. Junto com suas subsidiárias, o grupo LAN detém 60% do tráfego doméstico e internacional do País, segundo dados de março da Junta de Aeronáutica Civil (JAC), órgão similar à Anac.
A associação com a TAM aumentará ainda mais essa concentração. Hoje, a brasileira é a segunda colocada no mercado chileno, com 5,4% de participação.

Avião da Eastern Airlines fabricado em 1958 é restaurado

Um avião da Eastern Airlines fabricado em 1958 foi restaurado pela Historical Flight Fundation (HFF)  
A tripulação que voou na aeronave vestia uniformes de 1954, ano em que a companhia iniciou as atividades em Porto Rico
A Eastern Airlines foi fundada em 1926 e prestou serviços até 1991
A área interna, inclusive os bancos, foram restaurados
Mais de 65% da carcaça foi restaurada, além dos motores
Um avião da Eastern Airlines fabricado em 1958 foi restaurado pela Historical Flight Fundation (HFF), como forma de conservar a história e promover a indústria da aviação. A aeronave DC-7B saiu de Miami e voou até Porto Rico, onde pousou no Aeroporto de San Juan nesta segunda-feira.

A tripulação que voou na aeronave vestia uniformes de 1954, ano em que a companhia iniciou as atividades em Porto Rico. A Eastern Airlines foi fundada em 1926 e prestou serviços até 1991. O piloto e proprietário do avião, Roger Jarmin, disse que mais de 65% da carcaça foi restaurada, além dos motores, a área interna e os bancos. O próximo destino do DC-7B será a ilha de São Martinho.

Dia de Festa em CAMPOS dos Goytacazes

Hoje O Aeroporto Bartolomeu Lisandro - CAW na cidade de Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro, festeja o primeiro voo comercial da TRIP Linhas Aéreas S/A.




Mais Informações acesse o blog


http://aeroportodecampos.blogspot.com/

VOO G3 1907

Justiça brasileira condena pilotos dos EUA por acidente do voo 1907

Lepore e Paladino pegam 4 anos e 4 meses em regime semiaberto.
Mas sentença troca pena por prestação de serviço; acidente foi em 2006.

Quase cinco anos após o acidente que matou 154 pessoas no interior de Mato Grosso, o juiz federal Murilo Mendes, da Vara de Sinop, a 503 km de Cuiabá, decidiu condenar os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino que pilotavam o jato Legacy que colidiu com o avião da Gol, no dia 29 de setembro de 2006.
Os pilotos foram condenados a quatro anos e quatro meses de prisão. Mas a pena foi revertida em prestação de serviço comunitário nos Estados Unidos. Além disso, eles tiveram os documentos de habilitação para voo suspensos pelo período da condenação. A defesa dos pilotos pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal (TRF) em Mato Grosso.

 O juiz federal afirmou, em seu despacho, que houve negligência por parte dos pilotos em relação à falta de verificação do funcionamento do transponder (equipamento da aeronave que passa aos controladores de voo no solo informações como a altitude, velocidade e direção do avião) e do TCAS (que informa ao piloto a existência de outras aeronaves nas proximidades). O juiz, porém, não determinou o pagamento de danos às vítimas.

ControladoresQuanto aos controladores, o juiz federal informou em entrevista ao G1 que a decisão deve sair nos próximos dias. Os réus respondem por atentado à segurança do tráfego aéreo e a pena pode variar de 1 ano e 9 meses a 5 anos e 4 meses de detenção. A procuradora da república Analícia Ortega Hartz disse que os controladores de voo Jomarcelo Fernandes dos Santos e Lucivando Tibúrcio de Alencar devem ser considerados culpados por terem agido com imperícia e negligência.
Famílias
“A pena foi muito branda. Ficamos decepcionados”, declarou a presidente da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, Angelita De Marchi, ao tomar conhecimento da decisão.
Viúva de uma das vitimas, Angelita disse que é muito sofrido lembrar o acidente, porém destaca que a decisão poderá ao menos aliviar o sofrimento dos familiares. “Pelo menos nós [familiares] conseguimos uma vitória que foi a cassação da permissão de voo”, ressaltou Angelita.
O advogado José Carlos Dias, que defende os pilotos, disse que ainda não teve acesso à decisão e preferiu não se pronunciar sobre a sentença.
 

Consórcio quer 'popularizar' compra de helicóptero e avião

Grupo lançado no fim do ano passado já tem 240 cotas vendidas.
Financiamento livre de juros atrai quem está disposto a gastar R$ 1,2 mi.

 Dono de uma rede de escolas de ensino à distância, o empresário Denis Madureira, 40 anos, passa mais tempo viajando com sua equipe do que na cidade onde mora, Alfenas, no sul de Minas Gerais. Para encurtar distâncias, ele decidiu comprar um avião. As quatro horas que levava para chegar a São Paulo de carro foram reduzidas para 90 minutos. Agora, para livrar-se do trânsito das grandes capitais onde tem escritório e estar ainda mais cedo no seu destino, Madureira quer um helicóptero.

Denis Madureira, dono de uma empresa de ensino à distância no Campo de Marte, zona norte de São Paulo (Foto: Flávio Moraes/G1)

 De olho nesse público, de empresários de alto poder aquisitivo, dispostos a reduzir gastos com passagens aéreas ou mesmo chegar à casa de praia em menos tempo, empresas de consórcio já oferecem bens considerados de luxo, como aviões executivos e helicópteros. A vantagem anunciada é que, diferente das linhas de crédito disponíveis no mercado, esse modelo de compra cobra apenas taxa de administração, que reduz o valor da compra.

“A economia é muito maior comprando pelo consórcio. Só para você ter uma ideia: se seu financiasse o helicóptero, a uma taxa de juros de 1,3%, em 60 meses, pagaria uma parcela de R$ 28 mil. No final, ele sairia por R$ 1,8 milhão. Já com o consórcio, vou conseguir uma carta de crédito de R$ 1,2 milhão, pagando R$ 11 mil por mês”, disse Madureira, que tem uma cota de consórcio de um avião Cirrus e de um helicóptero Robinson, ambos de quatro lugares.
Com a proposta de “colocar os sonhos em prática, com um pouquinho por mês”, a Unilance, empresa paranaense de consórcios, especializada na oferta de bens de maior valor, lançou um grupo no final do ano passado, que hoje conta com 240 cotas vendidas de aviões e helicópteros.

“Dependendo do lugar para onde voa, quatro locações ao mês já equivalem ao preço de uma parcela do consórcio, que varia de R$ 8 mil a R$ 12 mil”, afirmou o diretor da Unilance, Caio Silva. No consórcio, há cartas de crédito para a aquisição desses equipamentos que podem ser pagas no prazo de 80 a 120 meses, com uma taxa de administração de 15% do valor.

A ideia do grupo é “popularizar” a compra de aeronaves executivas, principalmente para empresários em ascensão, já que os preços dos modelos oferecidos não ficam distantes da realidade de muitos.
“Queremos vender para aquele cara que pode ir para a Disney com seu próprio avião e nem imagina ou para aquele empresário que quer escapar do trânsito e chegar mais rápido a sua casa em Ubatuba [no litoral norte de São Paulo]. Tem muita gente ganhando dinheiro e estamos atentos a isso.” No grupo de consorciados, que terá o primeiro sorteio em meados de junho, a maioria dos participantes é de profissionais liberais, executivos e fazendeiros.
Empresário já tem um avião e comprou mais duas
cotas de consórcio para um avião e outro
helicóptero (Foto: Flávio Moraes/G1)

 Diante da demanda por esse tipo de consórcio, que superou as expectativas da Unilance, outras empresas de avião ofereceram parcerias para que cartas de crédito para suas aeronaves também fossem vendidas. Hoje, o consórcio trabalha apenas com duas empresas norte-americanas, que têm representantes no Brasil. “O mercado de aviação ainda está engatinhando no Brasil, mas enxergamos um grande potencial. Percebemos que há um público que quer comprar seu próprio avião, que sentiu o gostinho andando em um de um amigo.”

Ainda que haja muito mercado para ser explorado, principalmente pelas empresas de consórcios, o Brasil só perde para os Estados Unidos quanto ao número de aeronaves executivas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), atualmente existem 1.225 aeronaves no país, contra 17.937 nos Estados Unidos. Depois do Brasil, aparecem Canadá (1.117), México (1.035) e Alemanha (664).

A oferta de bens de elevado valor também se estende a outros tipos de máquinas, como ultraleves e barcos e até máquinas agrícolas, que chegam a custar R$ 1 milhão.

Apesar de recente, a oferta de aviões e helicópteros por meio de consórcio já anima o setor. Para o presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), Paulo Rossi, essa forma de pagamento começa a ganhar a preferência dos consumidores, atendendo a diferentes classes sociais. A previsão da entidade é que o crescimento de vendas de cotas, considerando todos os tipos de consórcio, seja da ordem de até 8% em 2011.

“A gente fica muito feliz que esses nichos estejam sendo explorados. O consórcio é um mecanismo de compra programada, de investimento. A melhor opção para quem comprar um avião ou um helicóptero, por exemplo, e não tiver pressa, é entrar em um consórcio.”